Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8924
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Que história é essa? Levantamento bibliográfico de artigos em História sobre infâncias indígenas no Brasil |
Autor(es): | Silva, Alana Gabriela Barros Doia |
Primeiro Orientador: | Libardi, Suzana Santos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Gomes, Gustavo Manoel da Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Edson Hely |
Resumo: | Este trabalho, de natureza interdisciplinar, é derivado de uma pesquisa bibliográfica mais ampla, a qual identificou artigos publicados em periódicos brasileiros sobre crianças e infâncias indígenas em três áreas do conhecimento (Psicologia, Educação, Sociologia). Para o presente estudo, realizamos um incremento dos dados obtidos para contemplar também as produções na área da História, com o objetivo de conhecer a abordagem sobre as infâncias indígenas na área, e indiretamente conhecer a contribuição da mesma aos estudos acerca da infância no país. O levantamento bibliográfico foi realizado a partir inicialmente da seleção de periódicos nacionais muito bem avaliados nas quatro áreas, obtendo um total de 177 periódicos, sendo 25 na História. Em seguida, aplicamos oito descritores para busca nos resumos dos artigos publicados, sem utilização de qualquer recorte temporal no acervo das revistas selecionadas. Como resultado, ocorreram no total 6.479 trabalhos relativos à infância(s) e criança(s), sendo apenas 37 (0,57%) das ocorrências relativas a pesquisas sobre/com crianças indígenas. No que tange especificamente à área da História, houve no geral 398 ocorrências, sendo apenas 6 artigos referentes à população indígenas mais jovem. Um olhar quantitativo detalhado sobre o volume de publicações demonstrou que a produção da História é muito incipiente, comparada às outras áreas estudadas. A leitura integral dos artigos selecionados da História evidenciou que a maioria dos trabalhos reporta pesquisas empíricas, as quais consideram as crianças indígenas como sujeitos, agentes em seus contextos culturais, sociais e políticos. Os objetos de estudo contemplados foram: as práticas pedagógicas indígenas, sonhos e canções (enquanto práticas orientadoras da interação com as crianças), rituais marcadores da passagem geracional, a custódia de crianças indígenas por instituições de adoção, e a infância indígena no processo de colonização. Foi evidente também a contribuição da Antropologia para a abordagem da História, o que reforça a necessidade da interdisciplinaridade nos Estudos da Infância, notadamente no estudo com/sobre a infância de crianças indígenas. |
Abstract: | This work, of an interdisciplinary nature, is derived from a broader bibliographic research, which identified articles published in Brazilian journals about indigenous children and childhood in three areas of knowledge (Psychology, Education, Sociology). For the present study, we performed an increase in the data obtained to also include productions in the area of History, with the objective of knowing the approach to indigenous childhoods in the area, and indirectly knowing its contribution to studies on childhood in the country. The bibliographic survey was initially carried out from the selection of national periodicals that were highly evaluated in the four areas, obtaining a total of 177 periodicals, 25 of which in History. Then, we applied eight descriptors to search the abstracts of published articles, without using any time frame in the collection of the selected journals. As a result, there were a total of 6,479 works related to childhood(ies) and child(ren), with only 37 (0.57%) of the occurrences relating to research on/with indigenous children. With regard specifically to the area of History, there were in general 398 occurrences, with only 6 articles referring to the younger indigenous population. A detailed quantitative look at the volume of publications showed that the production of History is very incipient, compared to the other areas studied. The full reading of the selected articles from History showed that most of the works report empirical research, which consider indigenous children as subjects, agents in their cultural, social and political contexts. The objects of study contemplated were: indigenous pedagogical practices, dreams and songs (as guiding practices of interaction with children), rituals that mark the generational passage, the custody of indigenous children by adoption institutions, and indigenous childhood in the colonization process. . The contribution of Anthropology to the approach to History was also evident, which reinforces the need for interdisciplinarity in Childhood Studies, notably in the study with/about the childhood of indigenous children. |
Palavras-chave: | História Criança indígena Infância indígena Levantamento bibliográfico Pesquisa bibliográfica Periódicos brasileiros |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de História |
Citação: | SILVA, Alana Gabriela Barros Doia da. Que história é essa? Levantamento bibliográfico de artigos em História sobre infâncias indígenas no Brasil. 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8924 |
Data do documento: | 18-fev-2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Que história é essa Levantamento bibliográfico de artigos em História sobre infâncias indígenas no Brasil.pdf | 240.77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.