00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8734
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Contribuições dos jogos cooperativos e esportes coletivos para o desenvolvimento de habilidades sociais e pedagógicas em crianças com transtorno do espectro autista
Título(s) alternativo(s): Contributions of cooperative games and team sports to development of social and pedagogical skills in children with autism spectrum disorder
Autor(es): Silva, Luiz Eduardo Vieira da
Primeiro Orientador: Alves, Maria Dolores Fortes
metadata.dc.contributor.referee1: Mercado, Elisangela Leal de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Barros, Abdizia Maria Alves
Resumo: Neste artigo que teve como objetivo investigar como os esportes coletivos e jogos cooperativos podem contribuir para o desenvolvimento de habilidades sociais e pedagógicas em crianças com Transtorno do Espectro Autista, apresento questionamentos de como os jogos cooperativos e esportes coletivos podem ser estratégias a serem utilizadas para estimular o desenvolvimento dessas crianças. Em uma metodologia qualitativa de caráter bibliográfico (GODOY, 1995), utilizou-se os estudos de pensadores clássicos como Vygotsky (1993; 2004), Piaget (1970), bem como, pensadores contemporâneos, a exemplo de Gadia et al (2004) Cunha (2017; 2018; 2019), Alves (2009; 2016), que por meio de suas pesquisas abordam a temática discutida nesta pesquisa, e tentam fazer a diferença no modelo de Educação Inclusiva atual. Os resultados da pesquisa demonstraram que a socialização é uma das principais áreas de déficit em crianças como autismo, logo os professores podem ficar angustiados e confusos acerca de quais estratégias de ensino podem ser utilizadas para desenvolver as habilidades sociais das crianças, neste sentido, os resultados observados é que os jogos cooperativos e esportes coletivos podem estimular essa inserção no meio social, contribuindo para a sua comunicação e consequentemente em sua aprendizagem, já que sua autoestima e seu conhecimento como sujeito que pertence ao grupo vão favorecer no processo da aquisição pedagógica.
Palavras-chave: Autismo
Inclusão
Desenvolvimento - Esportes
Aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: SILVA, Luiz Eduardo Vieira da. Contribuições dos jogos cooperativos e esportes coletivos para o desenvolvimento de habilidades sociais e pedagógicas em crianças com transtorno do espectro autista. 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8734
Data do documento: 21-nov-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.