Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8655
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Neve no sertão: um experimento químico com o tato |
Autor(es): | Santos, Mick Jhordan Vasconcelos |
Primeiro Orientador: | Silva, Monique Gabriella Angelo da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Paula, Francine Santos de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Evellyn Patrícia Santos da |
Resumo: | A necessidade do profissional da educação, o professor, em ser mais didático e abrangente é cada vez maior, devido às novidades tecnológicas e novos meios de acesso para os alunos com necessidades especiais – “NEE” Tendo vista isso, o desenvolvimento de métodos alternativos se faz fundamental. A Química é uma ciência que causar fascínio. Em outras palavras, envolver o público alvo, corpo discente, em termos de sentidos. O que vem sendo um enorme desafio para o docente. Neste trabalho foi desenvolvido um experimento com o tato, para que seja explorado o sentido com embasamento químico. Na prática em questão, é simulado uma sensação de apalpar neve, com auxílio de recursos artificiais e posteriormente é explicado o funcionamento e aplicação em termos químicos. |
Abstract: | The need for education professionals, the teacher, to be more didactic and comprehensive is growing, due to technological innovations and new means of access for students with special needs - PwD. In view of this, the development of alternative methods is fundamental. Chemistry is a science that, to be fascinating, must be very sensitive. In other words, involve the target audience, the student body, in terms of meanings. What has been a huge challenge for the teacher. In this work, an experiment with touch was developed, in order to explore the sense with chemical foundations. In the practice in question, a sensation of feeling snow is simulated, with the aid of artificial resources, and later the operation and application are explained in Chemical terms. |
Palavras-chave: | Poliacrilato de sódio Ensino inclusivo Química - Estudo e ensino - Tato Sodium polyacrylate Inclusive education Chemistry - Study and teaching - Touch |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Química |
Citação: | Santos, Mick Jhordan Vasconcelos. Neve no Sertão : um experimento químico com o tato. 2022. 43 f. Monografia (Trabalho de conclusão de curso em Química : Licenciatura) - Instituto de Química e Biotecnologia, Curso de Graduação em Química, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8655 |
Data do documento: | 16-nov-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Neve no sertao - um experimento quimico com o tato.pdf | 1.06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.