Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8645
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Souza, Silvana Paulina de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4237683604411139 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Sales, Mônica Patricia da Silva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2200661405627951 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Marcolino, Suzana | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4235351112811483 | pt_BR |
dc.creator | Ferreira Filho, Edilson Barbosa | - |
dc.creator | Lins, Josefa Mônica Roberto da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-07T04:53:19Z | - |
dc.date.available | 2022-03-06 | - |
dc.date.available | 2022-03-07T04:53:19Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-23 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA FILHO, Edilson Barbosa; LINS, Josefa Mônica Roberto da Silva. Cultura literária, infância e escola. 2022. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8645 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Relação criança/pares/adulto | pt_BR |
dc.subject | Escola/família | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject | Cultura literária | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TEORIAS DA INSTRUCAO | pt_BR |
dc.title | Cultura literária, infância e escola | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem por objetivo central investigar de que forma a literatura contribui para a vida do sujeito, averiguando a sua influência na relação da criança com seus pares e adultos no âmbito da Educação. Desta forma, tem como base metodológica a pesquisa bibliográfica qualitativa, sustentada pela fenomenologia, que busca a compreensão dos significados diários de um sujeito social portador de cultura, o qual constrói a sua existência no meio em que vive. Para isto, foi desenvolvida uma pesquisa de cunho bibliográfico que toma como base teórica alguns autores como: Bettelheim (2002); Peres; Marinheiro; Moura (2012); Reis; Torres; Costa (2016), sendo, assim, considerados como centro deste estudo, tendo também, outros especialistas que acrescentaram para o conhecimento, que foram: Lajolo; Zilberman (2006), Mello (2007), Mucillo; Almeida (2010), Arena; Arena (2015), os quais tratam de temas relacionados ao objeto de estudo, pois citam os conceitos de infância, cultura literária e identidade. Expõem sobre a relação entre infância, literatura e escola, entre família, literatura e criança, as influências que a escola exerce sobre a formação da criança e também as contribuições da cultura literária para desenvolvimento do sujeito dentre outros. Para tal fim, esta pesquisa destaca, de modo geral, a discussão sobre leitura e nos leva a perguntar: que influência realiza a leitura literária pelos pais e professores? Pudemos perceber a relação entre eles e as contribuições da literatura na formação da criança, tendo em vista a diversidade cultural de modo a ressaltar a relevância do respeito ao direito e a cultura da criança, visando, assim, a realidade em que vive, seus aspectos históricos, social, econômico e cultural. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CULTURA LITERÁRIA, INFÂNCIA e ESCOLA.pdf | 524.31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.