00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IQB Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8615
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Paula, Francine Santos de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5482-4684pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4433476345682386pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Dimas José da Paz-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7379-0291pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6198565667586206pt_BR
dc.contributor.referee2Xavier, Jadriane de Almeida-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-2878-5589pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0848188829995621pt_BR
dc.creatorSantos, Márcio Conceição dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5033903893668131pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-04T04:14:05Z-
dc.date.available2022-03-03-
dc.date.available2022-03-04T04:14:05Z-
dc.date.issued2018-11-29-
dc.identifier.citationSantos, Márcio Conceição dos. Um plano de aula como proposta de ensino-aprendizagem sobre ácidos e bases no ensino médio. 2022. 47 f. Monografia (Trabalho de conclusão de curso em Química : Licenciatura) – Instituto de Química e Biotecnologia, Curso de Graduação em Química, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8615-
dc.description.abstractNo abstractpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectPlano de aulapt_BR
dc.subjectÁcidos e basespt_BR
dc.subjectChemistry teachingpt_BR
dc.subjectClass planpt_BR
dc.subjectAcids and basespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleUm plano de aula como proposta de ensino-aprendizagem sobre ácidos e bases no ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoMuitos estudos são conduzidos no sentido de melhorar a educação no Brasil e no mundo, visando buscar meios e estratégiasque possam ser empregadas nessa melhoria, além de observar tendências como o avanço da tecnologia e de como essa poderá ser utilizada. O plano de aula é uma ferramenta primordial na condução da aula, assim como na obtenção de resultados desejados. Com a nova matriz do ensino médio se faz necessário o planejamento de aulas que levem em consideração elementos como a contextualização. Nesse sentido o presente trabalho de conclusão de curso (TCC) tem o objetivo de ser uma ferramenta no melhoramento do ensino-aprendizagem da disciplina de química, mais especificamente no conteúdoácidos/bases, para os alunos da rede pública do ensino médio. Nessa construção, levaram-se em consideração os dispostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), assim como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio, (que foram elaborados observando, entre outros, a Constituição e as leis específicas), na perspectiva de formar o aluno para a vida, sem desconsiderar os estudos posteriores ou paralelos que muitos irão adentrar (ensino superior, cursos técnicos). Dentro desse norte, o presente trabalho consiste na elaboração de um plano de aula direcionado que leva em consideração elementos como a contextualização, interdisciplinaridade, avaliação continuada e experimentação. Elementos esses que, de maneira integrada, constituem uma importante ferramenta na construção dos saberes dos alunos.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Um plano de aula como proposta de ensino-aprendizagem sobre acidos e bases no ensino medio.pdf1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.