Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8615
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Paula, Francine Santos de | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-5482-4684 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4433476345682386 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lima, Dimas José da Paz | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0001-7379-0291 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6198565667586206 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Xavier, Jadriane de Almeida | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0002-2878-5589 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0848188829995621 | pt_BR |
dc.creator | Santos, Márcio Conceição dos | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5033903893668131 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-04T04:14:05Z | - |
dc.date.available | 2022-03-03 | - |
dc.date.available | 2022-03-04T04:14:05Z | - |
dc.date.issued | 2018-11-29 | - |
dc.identifier.citation | Santos, Márcio Conceição dos. Um plano de aula como proposta de ensino-aprendizagem sobre ácidos e bases no ensino médio. 2022. 47 f. Monografia (Trabalho de conclusão de curso em Química : Licenciatura) – Instituto de Química e Biotecnologia, Curso de Graduação em Química, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8615 | - |
dc.description.abstract | No abstract | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Plano de aula | pt_BR |
dc.subject | Ácidos e bases | pt_BR |
dc.subject | Chemistry teaching | pt_BR |
dc.subject | Class plan | pt_BR |
dc.subject | Acids and bases | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.title | Um plano de aula como proposta de ensino-aprendizagem sobre ácidos e bases no ensino médio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Muitos estudos são conduzidos no sentido de melhorar a educação no Brasil e no mundo, visando buscar meios e estratégiasque possam ser empregadas nessa melhoria, além de observar tendências como o avanço da tecnologia e de como essa poderá ser utilizada. O plano de aula é uma ferramenta primordial na condução da aula, assim como na obtenção de resultados desejados. Com a nova matriz do ensino médio se faz necessário o planejamento de aulas que levem em consideração elementos como a contextualização. Nesse sentido o presente trabalho de conclusão de curso (TCC) tem o objetivo de ser uma ferramenta no melhoramento do ensino-aprendizagem da disciplina de química, mais especificamente no conteúdoácidos/bases, para os alunos da rede pública do ensino médio. Nessa construção, levaram-se em consideração os dispostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), assim como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio, (que foram elaborados observando, entre outros, a Constituição e as leis específicas), na perspectiva de formar o aluno para a vida, sem desconsiderar os estudos posteriores ou paralelos que muitos irão adentrar (ensino superior, cursos técnicos). Dentro desse norte, o presente trabalho consiste na elaboração de um plano de aula direcionado que leva em consideração elementos como a contextualização, interdisciplinaridade, avaliação continuada e experimentação. Elementos esses que, de maneira integrada, constituem uma importante ferramenta na construção dos saberes dos alunos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Um plano de aula como proposta de ensino-aprendizagem sobre acidos e bases no ensino medio.pdf | 1.11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.