Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8604
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Nanotecnologia e nanociência: propostas didáticas para o ensino de nanotecnologia em sala de aula |
Título(s) alternativo(s): | Nanotechnology and nanoscience: didactic proposals for teaching nanotechnology in the classroom |
Autor(es): | Caminha, Thomas Vitor Oliveira dos Santos |
Primeiro Orientador: | Silva, Monique Gabriella Angelo da |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Oliveira, Francyelle Moura de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Paula, Francine Santos de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lima, Vitor Lopes de Abreu |
Resumo: | Para que nossos alunos tenham uma formação que os prepare para a vida em todas as suas dimensões, os mesmos devem receber uma educação que possibilite uma cultura geral e uma visão abrangente do mundo. Sendo assim, o Ensino Médio deve ser desenvolvido de maneira contextualizada, interligando teoria e prática, incentivando posturas críticas e reflexivas, bem como propiciando a interdisciplinaridade, para que os alunos tenham uma visão menos fragmentada da realidade e estejam, assim, aptos a resolver os problemas que forem de sua responsabilidade. O material sugerido durante o trabalho terá como função dinamizar e contextualizar as aulas de Química, onde desta forma poderemos aproximar o tema Nanotecnologia e Nanociência com a realidade dos alunos, através de diferentes propostas didáticas. Pode-se entender que com a inclusão de práticas alternativas, por exemplo, as histórias em quadrinhos, jogos coorporativos, sites, aplicativos, softwares em sala de aula faz o aluno compreender conceitos químicos e sua aplicabilidade, além de ser trabalhado o lado social, crítico e reflexivo. |
Abstract: | In order for our students to have a training that prepares them for life in all its dimensions, they must receive an education that enables a general culture and a comprehensive view of the world. Therefore, the High School should be developed in a contextualized way, interconnecting theory and practice, encouraging critical and reflexive postures, as well as fostering interdisciplinary, so that students have a less fragmented view of reality and are thus able to solve problems that are your responsibility. The suggested material during the work will be to dynamise and contextualize the Chemistry classes, where in this way we will be able to approach the theme Nanotechnology and Nanoscience with the reality of the students, through different didactic proposals. It can be understood that with the inclusion of alternative practices, for example, comics, corporate games, websites, applications, classroom software makes the student understand chemical concepts and their applicability, besides being worked on the social side, critical and reflective. |
Palavras-chave: | Química Nanociência Nanotecnologia Propostas didáticas Chemistry Nanoscience Nanotechnology Teaching proposals |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Química |
Citação: | Thomas Vitor Oliveira dos Santos Caminha. Nanotecnologia e nanociência: propostas didáticas para o ensino de nanotecnologia em sala de aula. 2022. 43 f. Monografia (Trabalho de conclusão de curso em Química : Licenciatura) - Instituto de Química e Biotecnologia, Curso de Graduação em Química, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8604 |
Data do documento: | 29-out-2018 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Nanotecnologia e nanociência - propostas didaticas para o ensino de nanotecnologia em sala de aula.pdf | 1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.