Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8560
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Educação especial: formação de licenciados e metodologias alternativas para o ensino de química |
Título(s) alternativo(s): | Special education: licensee training and alternative methodologies for teaching chemistry |
Autor(es): | Barros, Ellen dos Santos Silva |
Primeiro Orientador: | Paula, Francine Santos de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Miranda, Edma Carvalho de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Malta, Valéria Rodrigues dos Santos |
Resumo: | A Constituição Federal Brasileira afirma que é direito de todos os cidadãos o acesso ao ensino de qualidade por meio de organizações públicas. No entanto, quando analisamos a perspectiva inclusiva, encontramos lacunas na infraestrutura e metodologias didáticas, especialmente quando examinamos o ensino de Química. Com isso, o objeto de estudo deste trabalho consiste na disponibilização da disciplina de Educação Especial e/ou Inclusiva nos Projetos Pedagógicos do Curso (PPC) de Química Licenciatura em Universidades Federais e a criação de uma cartilha com metodologias pedagógicas. A análise dos PPCs observou que lacunas na formação docente e a abordagem da inclusão nesses cursos. Após essas observações, acredita-se que a confecção de uma cartilha didática seria interessante para auxiliar o professor na sua prática profissional e promover a aprendizagem. |
Abstract: | The Brazilian Federal Constitution states that it is the right of all citizens to have access to quality education through public organizations. However, when we analyze the inclusive perspective, we find gaps in the infrastructure and teaching methodologies, especially when we look at the teaching of Chemistry. Thus, the object of study of this work consists in making the Special and/or Inclusive Education subject available in the Pedagogical Projects of the Course (PPC) of Chemistry Degree in Federal Universities and the creation of a booklet with pedagogical methodologies. The analysis of the PPCs noted gaps in teacher education and the approach to inclusion in these courses. After these observations, it is believed that the preparation of a didactic booklet would be interesting to help teachers in their professional practice and promote learning. |
Palavras-chave: | Inclusão Ensino de Química Metodologias Inclusion Teachin of chemistry Methodologies |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Química |
Citação: | Barros, Ellen dos Santos Silva. Educação especial: formação de licenciados e metodologias alternativas para o ensino de química. 2022. 71 f. Monografia (Trabalho de conclusão de curso em Química : Licenciatura) - Instituto de Química e Biotecnologia, Curso de Graduação em Química, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8560 |
Data do documento: | 23-jul-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Educacao especial - formacao de licenciados e metodologias alternativas para o ensino de quimica.pdf | 1.89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.