00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IQB Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8560
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Paula, Francine Santos de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5482-4684pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4433476345682386pt_BR
dc.contributor.referee1Miranda, Edma Carvalho de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7418533177406749pt_BR
dc.contributor.referee2Malta, Valéria Rodrigues dos Santos-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-9000-9839pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4963825852843234pt_BR
dc.creatorBarros, Ellen dos Santos Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1552250348094918pt_BR
dc.date.accessioned2022-02-22T14:43:37Z-
dc.date.available2022-02-22-
dc.date.available2022-02-22T14:43:37Z-
dc.date.issued2021-07-23-
dc.identifier.citationBarros, Ellen dos Santos Silva. Educação especial: formação de licenciados e metodologias alternativas para o ensino de química. 2022. 71 f. Monografia (Trabalho de conclusão de curso em Química : Licenciatura) - Instituto de Química e Biotecnologia, Curso de Graduação em Química, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8560-
dc.description.abstractThe Brazilian Federal Constitution states that it is the right of all citizens to have access to quality education through public organizations. However, when we analyze the inclusive perspective, we find gaps in the infrastructure and teaching methodologies, especially when we look at the teaching of Chemistry. Thus, the object of study of this work consists in making the Special and/or Inclusive Education subject available in the Pedagogical Projects of the Course (PPC) of Chemistry Degree in Federal Universities and the creation of a booklet with pedagogical methodologies. The analysis of the PPCs noted gaps in teacher education and the approach to inclusion in these courses. After these observations, it is believed that the preparation of a didactic booklet would be interesting to help teachers in their professional practice and promote learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectMetodologiaspt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectTeachin of chemistrypt_BR
dc.subjectMethodologiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleEducação especial: formação de licenciados e metodologias alternativas para o ensino de químicapt_BR
dc.title.alternativeSpecial education: licensee training and alternative methodologies for teaching chemistrypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA Constituição Federal Brasileira afirma que é direito de todos os cidadãos o acesso ao ensino de qualidade por meio de organizações públicas. No entanto, quando analisamos a perspectiva inclusiva, encontramos lacunas na infraestrutura e metodologias didáticas, especialmente quando examinamos o ensino de Química. Com isso, o objeto de estudo deste trabalho consiste na disponibilização da disciplina de Educação Especial e/ou Inclusiva nos Projetos Pedagógicos do Curso (PPC) de Química Licenciatura em Universidades Federais e a criação de uma cartilha com metodologias pedagógicas. A análise dos PPCs observou que lacunas na formação docente e a abordagem da inclusão nesses cursos. Após essas observações, acredita-se que a confecção de uma cartilha didática seria interessante para auxiliar o professor na sua prática profissional e promover a aprendizagem.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educacao especial - formacao de licenciados e metodologias alternativas para o ensino de quimica.pdf1.89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.