00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8471
Tipo: Dissertação
Título: O diário de leituras nas práticas de letramentos literários nas escolas públicas de ensino fundamental: uma proposta didática
Título(s) alternativo(s): The reading diary in the practices of literary literacies in public elementary schools: a didactic proposal
Autor(es): Nascimento, Elisabeth Silva do
Primeiro Orientador: Ferreira, Lígia dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Magalhães, Belmira Rita da Costa
metadata.dc.contributor.referee2: Silva Sobrinho, Helson Flávio da
Resumo: Esta dissertação apresenta uma proposta didático-pedagógica intitulada “Minhas impressões literárias: entre contos e diários de leituras”, que consiste em disponibilizar aos/às professores/as de Língua Portuguesa um caderno de atividades literárias (material didático), contendo procedimentos e atividades de leituras literárias, com o intuito de possibilitar outro olhar para o ensino de literatura. Tal pesquisa foi impelida pela problemática do pouco interesse por textos literários entre os/as educandos/as, observada pela professora-pesquisadora durante as aulas de Língua Portuguesa em turmas de 7o ano do ensino fundamental II em escola pública do litoral sul do estado de Alagoas. Esta observação a conduziu para algumas reflexões críticas acerca do processo histórico de escolarização da literatura e da relação entre o sujeito leitor e o texto literário. Para tanto, foram lançados os seguintes questionamentos: quais práticas de leitura podem ser propostas para a promoção do letramento literário entre os/as educandos/as? Como o diário de leituras pode estimular práticas de letramentos literários entre os/as educandos/as? A partir dessas questões, foi desenvolvida a pesquisa sob a perspectiva histórico-crítica com o objetivo de desenvolver práticas de letramento literário a partir da leitura de contos e do registro das experiências estéticas de educandos/as, compartilhados em círculos de leitura, com base nas discussões teóricas acerca da leitura (FREIRE, 1989; SOARES, 2003; 2006), da humanização da literatura (CANDIDO; 1995), sobre diário de leitura (MACHADO, 1998; 2005), do círculo de leitura e letramento literário (COSSON, 2018; 2009), entre outros.
Abstract: This dissertation presents the didactic-pedagogical proposal entitled “My literary impressions between short stories and reading diaries” which consists of making available to Portuguese language teachers a book of literary activities (didactic material), containing procedures and activities of literary readings in order to enable another look at the literature teaching. Such research was driven by the problem of little interest in literary texts among students observed by the teacher-researcher during 7th grade Portuguese Language classes of an elementary public school on the south coast of the state of Alagoas. This observation led her to some critical reflections about the historical schooling process of literature and the relationship between the reading subject and the literary text. To this end, the following questions were raised, such as: what reading practices can be proposed to promote literary literacy among students, How can diary reading stimulate literary literacy practices among students. From these questions research was developed from a historical-critical perspective with the aim of developing literary literacy practices from reading short stories and recording the students' aesthetic experiences shared in reading circles, based on the theoretical discussions about reading (FREIRE, 1989; SOARES, 2003; 2006). The humanization of literature (CANDIDO; 1995), about reading diaries (MACHADO, 1998; 2005), the reading circle and literary literacy (COSSON, 2018; 2009), among others.
Palavras-chave: Leitura literária - Escolas Públicas
Textos literários
Letramento literário- Práticas
Caderno pedagógico literário
Literary Reading - Public Schools
Literary texts
Literary literacy- Pátricas
Literary pedagogical notebook
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - ProfLetras
Citação: NASCIMENTO, Elisabeth Silva do. O Diário de Leituras nas Práticas de Letramentos Literários nas escolas públicas de ensino fundamental: uma proposta didática. 2022. 133 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - PROFLETRAS) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Letras e em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8471
Data do documento: 5-abr-2021
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.