00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8471
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ferreira, Lígia dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6465685437690786pt_BR
dc.contributor.referee1Magalhães, Belmira Rita da Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1964810411309274pt_BR
dc.contributor.referee2Silva Sobrinho, Helson Flávio da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9678771021912570pt_BR
dc.creatorNascimento, Elisabeth Silva do-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4180199897474131pt_BR
dc.date.accessioned2022-02-10T22:11:44Z-
dc.date.available2022-01-18-
dc.date.available2022-02-10T22:11:44Z-
dc.date.issued2021-04-05-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Elisabeth Silva do. O Diário de Leituras nas Práticas de Letramentos Literários nas escolas públicas de ensino fundamental: uma proposta didática. 2022. 133 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - PROFLETRAS) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Letras e em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8471-
dc.description.abstractThis dissertation presents the didactic-pedagogical proposal entitled “My literary impressions between short stories and reading diaries” which consists of making available to Portuguese language teachers a book of literary activities (didactic material), containing procedures and activities of literary readings in order to enable another look at the literature teaching. Such research was driven by the problem of little interest in literary texts among students observed by the teacher-researcher during 7th grade Portuguese Language classes of an elementary public school on the south coast of the state of Alagoas. This observation led her to some critical reflections about the historical schooling process of literature and the relationship between the reading subject and the literary text. To this end, the following questions were raised, such as: what reading practices can be proposed to promote literary literacy among students, How can diary reading stimulate literary literacy practices among students. From these questions research was developed from a historical-critical perspective with the aim of developing literary literacy practices from reading short stories and recording the students' aesthetic experiences shared in reading circles, based on the theoretical discussions about reading (FREIRE, 1989; SOARES, 2003; 2006). The humanization of literature (CANDIDO; 1995), about reading diaries (MACHADO, 1998; 2005), the reading circle and literary literacy (COSSON, 2018; 2009), among others.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - ProfLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeitura literária - Escolas Públicaspt_BR
dc.subjectTextos literáriospt_BR
dc.subjectLetramento literário- Práticaspt_BR
dc.subjectCaderno pedagógico literáriopt_BR
dc.subjectLiterary Reading - Public Schoolspt_BR
dc.subjectLiterary textspt_BR
dc.subjectLiterary literacy- Pátricaspt_BR
dc.subjectLiterary pedagogical notebookpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleO diário de leituras nas práticas de letramentos literários nas escolas públicas de ensino fundamental: uma proposta didáticapt_BR
dc.title.alternativeThe reading diary in the practices of literary literacies in public elementary schools: a didactic proposalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta uma proposta didático-pedagógica intitulada “Minhas impressões literárias: entre contos e diários de leituras”, que consiste em disponibilizar aos/às professores/as de Língua Portuguesa um caderno de atividades literárias (material didático), contendo procedimentos e atividades de leituras literárias, com o intuito de possibilitar outro olhar para o ensino de literatura. Tal pesquisa foi impelida pela problemática do pouco interesse por textos literários entre os/as educandos/as, observada pela professora-pesquisadora durante as aulas de Língua Portuguesa em turmas de 7o ano do ensino fundamental II em escola pública do litoral sul do estado de Alagoas. Esta observação a conduziu para algumas reflexões críticas acerca do processo histórico de escolarização da literatura e da relação entre o sujeito leitor e o texto literário. Para tanto, foram lançados os seguintes questionamentos: quais práticas de leitura podem ser propostas para a promoção do letramento literário entre os/as educandos/as? Como o diário de leituras pode estimular práticas de letramentos literários entre os/as educandos/as? A partir dessas questões, foi desenvolvida a pesquisa sob a perspectiva histórico-crítica com o objetivo de desenvolver práticas de letramento literário a partir da leitura de contos e do registro das experiências estéticas de educandos/as, compartilhados em círculos de leitura, com base nas discussões teóricas acerca da leitura (FREIRE, 1989; SOARES, 2003; 2006), da humanização da literatura (CANDIDO; 1995), sobre diário de leitura (MACHADO, 1998; 2005), do círculo de leitura e letramento literário (COSSON, 2018; 2009), entre outros.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.