Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8425
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Diógenes, Elione Maria Nogueira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2352567866641388 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ferreira, Geisa Carla Gonçalves | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0122980503140032 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos, Vanessa Sátiro dos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5768373732492552 | pt_BR |
dc.creator | Lima, Eduardo Monteiro de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3961463843392979 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-02-06T01:25:41Z | - |
dc.date.available | 2022-02-05 | - |
dc.date.available | 2022-02-06T01:25:41Z | - |
dc.date.issued | 2019-09-09 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Eduardo Monteiro de. Formação continuada: programa escola de gestores da educação básica pública (olhares, saberes e práticas). 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8425 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Políticas Públicas | pt_BR |
dc.subject | Gestores Escolares | pt_BR |
dc.subject | Formação Continuada | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL | pt_BR |
dc.title | Formação continuada: programa escola de gestores da educação básica pública (olhares, saberes e práticas) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Após os anos de 1990 com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) no 9.394 / 1996, o contexto de formação continuada brasileira aos poucos se ajusta frente às novas demandas sociais no que diz respeito a promoção de uma educação básica pública com qualidade social. Nessa perspectiva, diferentes iniciativas e programas surgem no contexto educação básica com o intuito de se propiciar uma formação continuada que garanta, partindo de um princípio de gestão democrática inclusiva, prevista na Constituição Federal de 1988, a partir dos avanços tecnológicos, a exploração dos conhecimentos científicos historicamente construídos com o objetivo de compartilhar saberes e experiências essenciais para a construção de uma sociedade mais democrática e inclusiva. Nesse sentido, esse trabalho é resultante de uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfico, realizada no Programa de Iniciação à Pesquisa Científica (PIBIC) entre 2018-2019, visou o estudo dos cursos de formação continuada para os gestores das escolas de educação básica, tomando como objeto de estudo a formação continuada dentro do Programa Escola de Gestores da Educação Básica Pública (PNEGEB) do Ministério da Educação (MEC), cujo interesse foi o de refletir o Programa Escola de Gestores da Educação Básica Pública (2007-2019), percebendo olhares, saberes e práticas. Os resultados apontam que o programa contribuiu muito para a formação de gestores escolares no contexto brasileiro, entretanto, demonstram um distanciamento de investimento nas universidades federais públicas por meio das constantes mudanças de governo e que refletem no tocante ao acesso e permanência, formação inicial e programas de formação continuada sendo um alarmante fator de inclusão social. Tais aspectos acentuam a necessidade de políticas públicas mais amplas e efetivas no tocante a formação dos gestores na perspectiva da inclusão social, a partir da gestão democrática além do acesso às novas tecnologias | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Formação continuada - Programa Escola de Gestores da Educação Básica Pública (olhares, saberes e práticas).pdf | 419.17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.