00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8425
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Diógenes, Elione Maria Nogueira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2352567866641388pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Geisa Carla Gonçalves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0122980503140032pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Vanessa Sátiro dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5768373732492552pt_BR
dc.creatorLima, Eduardo Monteiro de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3961463843392979pt_BR
dc.date.accessioned2022-02-06T01:25:41Z-
dc.date.available2022-02-05-
dc.date.available2022-02-06T01:25:41Z-
dc.date.issued2019-09-09-
dc.identifier.citationLIMA, Eduardo Monteiro de. Formação continuada: programa escola de gestores da educação básica pública (olhares, saberes e práticas). 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8425-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.subjectGestores Escolarespt_BR
dc.subjectFormação Continuadapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONALpt_BR
dc.titleFormação continuada: programa escola de gestores da educação básica pública (olhares, saberes e práticas)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoApós os anos de 1990 com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) no 9.394 / 1996, o contexto de formação continuada brasileira aos poucos se ajusta frente às novas demandas sociais no que diz respeito a promoção de uma educação básica pública com qualidade social. Nessa perspectiva, diferentes iniciativas e programas surgem no contexto educação básica com o intuito de se propiciar uma formação continuada que garanta, partindo de um princípio de gestão democrática inclusiva, prevista na Constituição Federal de 1988, a partir dos avanços tecnológicos, a exploração dos conhecimentos científicos historicamente construídos com o objetivo de compartilhar saberes e experiências essenciais para a construção de uma sociedade mais democrática e inclusiva. Nesse sentido, esse trabalho é resultante de uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfico, realizada no Programa de Iniciação à Pesquisa Científica (PIBIC) entre 2018-2019, visou o estudo dos cursos de formação continuada para os gestores das escolas de educação básica, tomando como objeto de estudo a formação continuada dentro do Programa Escola de Gestores da Educação Básica Pública (PNEGEB) do Ministério da Educação (MEC), cujo interesse foi o de refletir o Programa Escola de Gestores da Educação Básica Pública (2007-2019), percebendo olhares, saberes e práticas. Os resultados apontam que o programa contribuiu muito para a formação de gestores escolares no contexto brasileiro, entretanto, demonstram um distanciamento de investimento nas universidades federais públicas por meio das constantes mudanças de governo e que refletem no tocante ao acesso e permanência, formação inicial e programas de formação continuada sendo um alarmante fator de inclusão social. Tais aspectos acentuam a necessidade de políticas públicas mais amplas e efetivas no tocante a formação dos gestores na perspectiva da inclusão social, a partir da gestão democrática além do acesso às novas tecnologiaspt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Formação continuada - Programa Escola de Gestores da Educação Básica Pública (olhares, saberes e práticas).pdf419.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.