00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8424
Tipo: Dissertação
Título: As culturas organizacionais escolares: um estudo sobre o trabalho docente na Educação de Jovens e Adultos
Título(s) alternativo(s): School organizational cultures: a study on teaching work in Youth and Adult Education
Autor(es): Santos, Ana Luisa Tenório dos
Primeiro Orientador: Freitas, Marinaide Lima de Queiroz
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Marinho, Paulo Manuel Teixeira
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Walter Matias
metadata.dc.contributor.referee2: Amorim, Roseane Maria de
Resumo: Esta investigação objetivou produzir conhecimento sobre as culturas organizacionais escolares, tendo como foco o trabalho dos/as professores/as no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em duas escolas públicas pertencentes ao município alagoano de Maceió. Partiu-se da seguinte problematização: Quais as implicações da cultura organizacional escolar no trabalho dos/as professores/as da EJA? Para alcançar o objetivo e “responder” à questão elencada optou-se pela abordagem qualitativa, do tipo estudo de casos múltiplos; a análise dos dados se deu por meio da técnica da Análise de Conteúdo. O percurso do estudo requereu uma (re)visita ao material disponível no acervo do Banco de dados do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Alfabetização (Nepeal) do Centro de Educação (Cedu) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), advindo de uma pesquisa anterior sobre as culturas organizacionais escolares financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal, 2017-2018). Nessa lógica, analisaram-se os dados das Sessões Conversas com os professores e os registros dos cotidianos dos estudantes das escolas pesquisadas. Os achados apontaram implicações das culturas organizacionais escolares no trabalho dos/as professores/as da EJA, ocasionando a construção de culturas voltadas para colaboração em enclaves pedagógicos, isolamento/individualismo, e ao “apartheid” organizacional e profissional.
Abstract: This investigation aimed to produce knowledge about school organizational cultures, focus in gon work of teachers in contexto in two public schools belonging to Alagoas municipality of Maceió. It started from the following problematization: What are the implications of school organizational culture in the work of EJA teachers? To achieve the objective and answer the question listed, a qualitative approach was chosen, of multiple case study type; the data analysis was carried out using Content Analysis technique. The study path required a revisit to material available incollection oft He Data base of Centre for Study, Research and Extension in Literacy (Nepeal) of Education Centre (Cedu) of Federal University of Alagoas (Ufal), arising from a previous research on school organizational cultures financed by Alagoas State Research Support Foundation (Fapeal, 2017-2018). In this logic, the data of Conversations Sessions with teachers and daily records of students of researched schools were analyzed. The findings pointed out implications of schoolorganizational cultures in work of EJA teachers, causing the construction of cultures aimed at collaboration in pedagogical enclaves, isolation/individualism, and organizational and professional “apartheid”.
Palavras-chave: Culturas organizacionais escolares
Educação de Jovens e Adultos
Profissionais docentes
Trabalho docente
School organizational cultures
Youthand Adult Education
Teaching work
Teaching professionals
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SANTOS, Ana Luisa Tenório dos. As culturas organizacionais escolares: um estudo sobre o trabalho docente na Educação de Jovens e Adultos. 2022. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8424
Data do documento: 22-dez-2020
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
As culturas organizacionais escolares - um estudo sobre o trabalho docente na Educação de Jovens e Adultos.pdf1.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.