00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8424
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Freitas, Marinaide Lima de Queiroz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0771452713521203pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Marinho, Paulo Manuel Teixeira-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7798626271064557pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Walter Matias-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0941145152986197pt_BR
dc.contributor.referee2Amorim, Roseane Maria de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8200426055017604pt_BR
dc.creatorSantos, Ana Luisa Tenório dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2140820379673206pt_BR
dc.date.accessioned2022-02-05T01:47:24Z-
dc.date.available2022-02-04-
dc.date.available2022-02-05T01:47:24Z-
dc.date.issued2020-12-22-
dc.identifier.citationSANTOS, Ana Luisa Tenório dos. As culturas organizacionais escolares: um estudo sobre o trabalho docente na Educação de Jovens e Adultos. 2022. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8424-
dc.description.abstractThis investigation aimed to produce knowledge about school organizational cultures, focus in gon work of teachers in contexto in two public schools belonging to Alagoas municipality of Maceió. It started from the following problematization: What are the implications of school organizational culture in the work of EJA teachers? To achieve the objective and answer the question listed, a qualitative approach was chosen, of multiple case study type; the data analysis was carried out using Content Analysis technique. The study path required a revisit to material available incollection oft He Data base of Centre for Study, Research and Extension in Literacy (Nepeal) of Education Centre (Cedu) of Federal University of Alagoas (Ufal), arising from a previous research on school organizational cultures financed by Alagoas State Research Support Foundation (Fapeal, 2017-2018). In this logic, the data of Conversations Sessions with teachers and daily records of students of researched schools were analyzed. The findings pointed out implications of schoolorganizational cultures in work of EJA teachers, causing the construction of cultures aimed at collaboration in pedagogical enclaves, isolation/individualism, and organizational and professional “apartheid”.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCulturas organizacionais escolarespt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectProfissionais docentespt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectSchool organizational culturespt_BR
dc.subjectYouthand Adult Educationpt_BR
dc.subjectTeaching workpt_BR
dc.subjectTeaching professionalspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.titleAs culturas organizacionais escolares: um estudo sobre o trabalho docente na Educação de Jovens e Adultospt_BR
dc.title.alternativeSchool organizational cultures: a study on teaching work in Youth and Adult Educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta investigação objetivou produzir conhecimento sobre as culturas organizacionais escolares, tendo como foco o trabalho dos/as professores/as no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em duas escolas públicas pertencentes ao município alagoano de Maceió. Partiu-se da seguinte problematização: Quais as implicações da cultura organizacional escolar no trabalho dos/as professores/as da EJA? Para alcançar o objetivo e “responder” à questão elencada optou-se pela abordagem qualitativa, do tipo estudo de casos múltiplos; a análise dos dados se deu por meio da técnica da Análise de Conteúdo. O percurso do estudo requereu uma (re)visita ao material disponível no acervo do Banco de dados do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Alfabetização (Nepeal) do Centro de Educação (Cedu) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), advindo de uma pesquisa anterior sobre as culturas organizacionais escolares financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal, 2017-2018). Nessa lógica, analisaram-se os dados das Sessões Conversas com os professores e os registros dos cotidianos dos estudantes das escolas pesquisadas. Os achados apontaram implicações das culturas organizacionais escolares no trabalho dos/as professores/as da EJA, ocasionando a construção de culturas voltadas para colaboração em enclaves pedagógicos, isolamento/individualismo, e ao “apartheid” organizacional e profissional.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
As culturas organizacionais escolares - um estudo sobre o trabalho docente na Educação de Jovens e Adultos.pdf1.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.