00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8414
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Prado, Edna Cristina do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8158728896858544pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Inalda Maria dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3709372442003235pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Alex Vieira da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7597072336480313pt_BR
dc.creatorPorangaba, Laura Regina Bezerra-
dc.creatorSantos, Williane da Silva-
dc.date.accessioned2022-02-04T01:45:31Z-
dc.date.available2022-02-03-
dc.date.available2022-02-04T01:45:31Z-
dc.date.issued2020-02-12-
dc.identifier.citationPORANGABA, Laura Regina Bezerra. SANTOS, Williane da Silva. O ensino de matemática na classe hospitalar com crianças em tratamento oncológico em Alagoas. 2022. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8414-
dc.description.abstractThis article aims to study the teaching of mathematics in the hospital class and originated from the extension project "Studying no matter the place" at the Education Center of the Federal University of Alagoas - UFAL, with children undergoing cancer treatment in in pediatrics at a hospital located in the city of Maceió. During one year, weekly visits were made. Pedagogical activities adapted to the patients' skills and needs, always respecting their limits. Most of the children undergoing treatment are from the interior of the state and usually spend long periods away from school, whether due to prolonged hospitalization for chemotherapy or treatment complications. The Extension project aimed to remove them from the focus of the disease / treatment and develop a pedagogical work that would provide linguistic and mathematical literacy through playful-practical activities linked to the contents according to the school level of each student. This article, in turn, presents an analysis of the teaching of mathematics for these children with the theoretical reference of the studies of Carvalho (2016), Fiorentini (2001) and Mendes (1995). To this end, it is organized, in addition to the introduction and final considerations, into four sections. The first addresses the training of the Alagoan pedagogue and hospital classes, the second the right to education, the third non-formal spaces for education and the fourth the experience with mathematics.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino da Matemáticapt_BR
dc.subjectClasse hospitalarpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectMathematics teachingpt_BR
dc.subjectHospital classpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO ensino de matemática na classe hospitalar com crianças em tratamento oncológico em Alagoaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEsse artigo tem como objeto de estudo o ensino da matemática na classe hospitalar e se originou a partir do projeto de extensão "Estudar não importa o lugar" do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas – UFAL, com crianças em tratamento contra o câncer na pediatria de um hospital localizado na cidade de Maceió. Durante um ano foram realizadas visitas semanais e as atividades pedagógicas adaptaram-se às habilidades e necessidades dos pacientes, respeitando sempre seus limites. A maioria das crianças em tratamento é do interior do Estado e, normalmente, passam longos períodos longe da escola, seja por internamento prolongado para quimioterapia ou por complicações no tratamento. O projeto de Extensão tinha por objetivo retirá-las do foco da doença/tratamento e desenvolver um trabalho pedagógico que proporcionasse a alfabetização linguística e matemática por meio de atividades lúdico-práticas articuladas aos conteúdos de acordo com o nível escolar de cada aluno. Este artigo, por sua vez apresenta uma análise sobre o ensino de matemática dessas crianças, tendo por referencial teórico os estudos de Carvalho (2016), Fiorentini (2001) e Mendes (1995). Para tanto, está organizado, para além da introdução e das considerações finais, em quatro seções. A primeira aborda a formação do pedagogo Alagoano e as classes hospitalares, a segunda o direito à educação, a terceira os espaços não-formais de educação e a quarta a experiência com a matemática.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ensino da matemática na classe hospitalar com crianças em tratamento oncologico em Alagoas.pdf506.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.