Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8351| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso | 
| Título: | Presença do lúdico nas aulas de língua estrangeira | 
| Título(s) alternativo(s): | Presence of playfulness in foreign language classes | 
| Autor(es): | Silva, Edirosy dos Santos | 
| Primeiro Orientador: | Silva, Eliane Barbosa da | 
| metadata.dc.contributor.referee1: | Oliveira, Aline Vieira Bezerra Higino de | 
| metadata.dc.contributor.referee2: | Azambuja, Kristianny Brandão Barbosa de | 
| Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo compreender a importância do lúdico como ferramenta de ensino-aprendizagem nas aulas de língua estrangeira, em especial nas de língua espanhola. Para tanto, é apresentado alguns dos principais conceitos pertinentes ao tema e um recorte de seu panorama histórico acerca da prática dos jogos. O presente estudo está teoricamente baseado em autores que defendem a seriedade e significativa relevância do uso do lúdico na educação e os seus benefícios, a exemplo de Brougère (2003); Huizinga (2000); Kishimoto (2006); Almeida (2003); Piaget (1978); Vygotsky (1989/1995); dentre outros. A partir desses pressupostos teóricos, apresentamos contribuições do lúdico na educação e no ensino de língua espanhola, bem como os desafios enfrentados pelos professores e algumas contribuições para sanar alguns problemas existentes e, por último, alguns exemplos de atividades que foram aplicadas em sala de aula. | 
| Abstract: | RESUMEN: Esto trabajo tiene como objetivo comprender la importancia del lúdico como herramienta de enseñanza y aprendizaje del español como lengua extranjera. De esse modo, se presentan sus principales conceptos y un recorte de su panorama histórico sobre la práctica de juegos. El presente estudio se basa teóricamente en autores que defienden la seriedad y relevancia del uso del lúdico en la educación y sus beneficios, tales como: Brougère (2003); Huizinga (2000); Kishimoto (2006); Almeida (2003); Piaget (1978); Vygotsky (1989/1995); entre otros. A partir de esos presupuestos teóricos, resentamoslos aportes del lúdico en la educación y en la enseñanza de la lengua española, así como los retos que afrontan los docentes y algunas aportaciones que ayudarán a solucionar algunos problemas existentes y, finalmente, algunos ejemplos de actividades que se aplicaron en el aula. | 
| Palavras-chave: | Língua espanhola Ludicidade Jogos educativos Brincadeiras educativas Lengua española Alegría Juegos educacionales Juegos educacionales Spanish language Playfulness Educational games Educational games | 
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | 
| Idioma: | por | 
| País: | Brasil | 
| Editor: | Universidade Federal de Alagoas | 
| Sigla da Instituição: | UFAL | 
| metadata.dc.publisher.department: | Curso de Letras(Espanhol) | 
| Citação: | SILVA, Edirosy dos Santos. Presença do lúdico nas aulas de língua estrangeira. 2022. 30 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Espanhol) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. | 
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto | 
| URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8351 | 
| Data do documento: | 31-mai-2021 | 
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - LETRAS (ESPANHOL) - FALE | 
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Presença do lúdico nas aulas de língua estrangeira | 1.01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

