00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Tese
Título: Licenciatura em Química: reflexão acerca das concepções de prática expressas na prática como componente curricular e no estágio supervisionado
Título(s) alternativo(s): Degree in Chemistry: reflection on the concepts of practice expressed in practice as a curricular component and in supervised internship
Autor(es): Vasconcelos, Rosa Maria Oliveira Teixeira de
Primeiro Orientador: Fireman, Elton Casado
metadata.dc.contributor.referee1: Freitas, Marinaide Lima de Queiroz
metadata.dc.contributor.referee2: Matos, Junot Cornélio
metadata.dc.contributor.referee3: Barbosa, José Isnaldo de Lima
metadata.dc.contributor.referee4: Franco, Maria Joselma do Nascimento
Resumo: Esta pesquisa investigou as concepções de prática em um curso de licenciatura em química presencial, em uma unidade da RFEPT, a partir do Estágio Supervisionado e da Prática como Componente Curricular, objetivando compreender as implicações para a formação docente. A investigação de natureza qualitativa utilizou como procedimentos/ instrumentos de coleta e produção de dados: a análise documental do PPC do curso; o questionário com questões abertas e fechadas, com os estudantes; e a entrevista semiestruturada com os docentes. Tanto os questionários, quanto as entrevistas objetivaram também traçar o perfil dos sujeitos da pesquisa. Os dados foram analisados com base em Bardin (2011) e Moraes (1999) e ao final foram triangulados, a fim de que pudéssemos verificar as aproximações, distanciamentos e contradições entre os dados, originados de procedimentos e sujeitos variados. Os resultados ratificam as teses iniciais, muito embora apresentem indícios de um movimento de consolidação de uma nova organização curricular, que se expressou durante a investigação como um currículo híbrido, em concepções difusas da prática, oscilando entre uma perspectiva da epistemologia da prática e enquanto práxis. A relação teoria e prática é declarada como indissociável, mas é contradita, tanto no PPC, quanto na fala dos docentes. Entre os docentes e discentes é clara a compreensão de que é no espaço das práticas seja no ES ou na PCC que se forma o professor para o ensino de química, demonstrando apesar dos limites uma visão ampliada das práticas tanto no âmbito do ES quanto da PCC. O curso atende a 800h previsto nas diretrizes para cumprimento da prática no ES e PCC, que no caso é desenvolvido em 4 componentes curriculares a partir do 1º aos 4º períodos.
Abstract: This research investigated the conceptions of practice in a degree course in classroom chemistry, in a unit of RFEPT, from the Supervised Internship and Practice as a Curriculum Component, aiming to understand the implications for teacher education. The investigation of a qualitative nature used as procedures/instruments for data collection and production: the documental analysis of the PPC of the course; the questionnaire with open and closed questions, with the students; and the semi-structured interview with the professors. Both the questionnaires and the interviews also aimed to outline the profile of the research subjects. The data were analyzed based on Bardin (2011) and Moraes (1999) and at the end were triangulated, so that we could verify the approximations, distances and contradictions between the data, originating from different procedures and subjects. The results confirm the initial theses, even though they show signs of a movement towards the consolidation of a new curricular organization, which was expressed during the investigation as a hybrid curriculum, in diffuse conceptions of practice, oscillating between a perspective of the epistemology of practice and as a praxis. The theory and practice relationship is declared as inseparable, but it is contradicted, both in the PPC and in the professors' speech. Among professors and students, there is a clear understanding that it is in the space of practices, whether in ES or PCC, that the teacher is trained to teach chemistry, demonstrating, despite the limits, an expanded view of practices both in the context of ES and PCC. The course covers 800 hours provided for in the guidelines for compliance with the practice in ES and PCC, which in this case is developed in 4 curricular components from the 1st to the 4th periods.
Palavras-chave: Concepções e práticas pedagógicas
Química – Formação inicial do professor
Rede Federal de Educação Profissional e Tecnologia
Prática como Componente Curricular
Estágio supervisionado
Conception of practice
Initial training for chemistry teachers
RFEPT
Practice as a curricular component
Supervised internship
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: VASCONCELOS, Rosa Maria Oliveira Teixeira de. Licenciatura em Química: reflexão acerca das concepções de prática expressas na prática como componente curricular e no estágio supervisionado. 2021. 266 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8284
Data do documento: 18-jan-2021
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