00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8224
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Prado, Edna Cristina do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8158728896858544pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Inalda Maria dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3709372442003235pt_BR
dc.contributor.referee2Vilar, Edna Telma Fonseca e Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2805062227759643pt_BR
dc.creatorSilva, Iris Ferreira da-
dc.creatorFigueiredo, Jaciane da Guia-
dc.date.accessioned2021-12-16T01:12:55Z-
dc.date.available2021-12-15-
dc.date.available2021-12-16T01:12:55Z-
dc.date.issued2020-08-11-
dc.identifier.citationSILVA, Iris Ferreira da, FIGUEIREDO, Jaciane da Guia. Aprendizagem significativa na pedagogia hospitalar : uma concepção ampliada de aula. 2021. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8224-
dc.description.abstractThe hospitalization process in the lives of children and adolescents causes moments of distress, as their daily lives are changed. In this sense, hospitals are expanding their work group, sharing their space with multidisciplinary teams, seeking to provide humanized care. The pedagogical work in these teams contributes entirely to the regular schooling process of hospitalized individuals. Therefore, this work seeks to report an experience developed from the extension project “Studying, no matter the place!” which articulated actions between the Education Center (CEDU) of the Federal University of Alagoas (UFAL) and a private hospital in the city of Maceió, which provides beds in the pediatric ward for the Unified Health System (SUS). The purpose of the article is to present how pedagogical care takes place in the hospital context, its educational practices, aiming to portray a new look at the concept of class in the non-school space, based on meaningful learning. For the discussion, we used as a theoretical reference the studies of Ausubel (1980), Fonseca (2008), and Rogers (2001). The results identify the relevance of pedagogical work in hospitals, as it collaborated with the adaptation of the new treatment routine, made it possible for children and adolescents to continue exercising the curricular contents learned in regular schools, and provided quality of life through meaningful learning respecting limits and valuing the prior knowledge of each apprentice.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAulapt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectAmbiente hospitalarpt_BR
dc.subjectClasspt_BR
dc.subjectMeaningful learningpt_BR
dc.subjectHospital environmentpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleAprendizagem significativa na pedagogia hospitalar : uma concepção ampliada de aulapt_BR
dc.title.alternativeMeaningful learning in hospital pedagogy: an expanded class conceptionpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO processo de hospitalização na vida de crianças e adolescentes causa momentos de aflição, pois seu cotidiano é alterado. Neste sentido, os hospitais estão expandindo seu grupo de trabalho, compartilhando seu espaço com equipes multidisciplinares, buscando proporcionar um atendimento humanizado. O trabalho pedagógico nessas equipes contribui inteiramente no processo formal de escolarização dos indivíduos hospitalizados. Diante disso, este trabalho busca relatar uma experiência desenvolvida a partir do projeto de extensão “Estudar, não importa o lugar!” que articulou ações entre o Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e um hospital privado da cidade de Maceió, que disponibiliza leitos da ala pediátrica para o Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta do artigo é apresentar como acontece o atendimento pedagógico no contexto hospitalar, suas práticas educativas, visando retratar um novo olhar da concepção de aula no espaço não escolar, baseado na aprendizagem significativa. Para a discussão, utilizamos como referencial teórico os estudos de Ausubel (1980), Fonseca (2008), e Rogers (2001). Os resultados identificam a relevância do trabalho pedagógico nos hospitais, pois colaborou com a adaptação da nova rotina de tratamentos, possibilitou que crianças e adolescentes continuassem exercitando os conteúdos curriculares aprendidos na escola regular, e proporcionou qualidade de vida através de uma aprendizagem significativa respeitando os limites e valorizando os conhecimentosnprévios de cada aprendiz.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aprendizagem significativa na pedagogia hospitalar - uma concepção ampliada de aula.pdf547.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.