06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - MATEMÁTICA EAD - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8217
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O ensino híbrido na aprendizagem de matemática nos anos finais do ensino fundamental em escolas do município de Delmiro Gouveia – AL: um estudo de caso
Autor(es): Lima, Bruno Gomes
Silva, José Vieira da
Primeiro Orientador: Mendonça, Fernando Antonio Cavalcante de
metadata.dc.contributor.referee1: Reis, Divanir Maria de Lima
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Givaldo Oliveira dos
Resumo: Este estudo tem por objetivo compreender os desafios dos professores de Matemática na Educação Básica do município de Delmiro Gouveia - AL, bem como identificar e descrever as experiências em sala de aula. Para tanto, foi utilizado como método de coleta de dados um questionário disponibilizado por de um link no Google Form: https://forms.gle/pM877Nh3WP1Vsa8w6 e uma pesquisa bibliográfica, através do conteúdo levantado no referencial teórico sobre o papel do professor frente os desafios e as exigências para o aprendizado do aluno em Matemática. A partir da análise de dados pode-se perceber que o professor não tem um grau de domínio necessário das ferramentas digitais para o desenvolvimento de novas metodologias. Enfim, por meio do estudo realizado constatou-se que as exigências da comunidade escolar, juntamente com a insegurança e a falta de formações voltadas para as inovações tecnológicas educacionais são os grandes desafios que devem ser superados.
Abstract: This study aims to understand the challenges of Mathematics teachers in Basic Education in the city of Delmiro Gouveia - AL, as well as to identify and describe the experiences in the classroom. For this purpose, a questionnaire made available through a link on the Google Form: https://forms.gle/pM877Nh3WP1Vsa8w6 and a bibliographic research, through the content raised in the theoretical framework on the role of the teacher in relation to the challenges and requirements for student learning in Mathematics. From the data analysis it can be seen that the teacher does not have a necessary level of mastery of digital tools for the development of new methodologies. Finally, through the study carried out, it was found that the demands of the school community, together with insecurity and the lack of training aimed at educational technological innovations, are the great challenges that must be overcome.
Palavras-chave: Matemática
Ensino de matemática
Metodologias ativas
Educação básica
Ensino e aprendizagem
Ensino híbrido
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Matemática Ensino a Distância
Citação: LIMA, Bruno Gomes; SILVA, José Vieira da. O ensino híbrido na aprendizagem de matemática nos anos finais do ensino fundamental em escolas do município de Delmiro Gouveia – AL: um estudo de caso. 2021. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Ensino à distância, Polo EAD, Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8217
Data do documento: 15-jul-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - MATEMÁTICA EAD - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.