Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8175
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Educação no trânsito: didatização de saberes no ensino básico |
Autor(es): | Silva, Cleciane Maria da |
Primeiro Orientador: | Santos, Cezar Alexandre Neri |
metadata.dc.contributor.referee1: | Lima, Marcos Ricardo de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Pereira, Rodrigo |
Resumo: | A Educação para o Trânsito se justifica por formar cidadãos conscientes e comprometidos com a harmonia e a segurança no trânsito, capazes de abrandar riscos de acidentes ao (re)conhecer regras sociais, ação a ser iniciada desde os primeiros anos de vida escolar. Neste sentido, ao compreender o papel basilar da escola nesse processo, o presente estudo, como um estudo de caso, apresenta uma sequência didática especialmente montada para o componente curricular Linguagens e Códigos, mas de natureza interdisciplinar, voltada para o nível do Ensino Fundamental sobre sinalizações de trânsito. Possui caráter qualitativo, de análise bibliográfica, documental, dialética e construtiva, que contextualiza a temática no âmbito do sertão nordestino, especialmente sua zona urbana. A literatura selecionada abrangeu palavras-chave como educação, trânsito, multiletramento e sequência didática. A sequência didática está composta em três fases – checagem do conhecimento prévio; aplicação do conteúdo; e (auto)avaliação. Espera-se, a partir das experiências pessoais como agente formadora no Programa de Educação para o Trânsito e das experiências acadêmico-profissionais adquiridas durante ocurso de Letras, auxiliar no processo de ensino-aprendizagem em nível básico. |
Abstract: | Traffic Education is justified by forming aware citizens committed to harmony and safety in traffic, able to mitigate accident risks by (re)knowing social rules, an action to be started since the early years of school life. In this sense, by understanding the fundamental role of the school in this process, the present study, as a study case, presents a didactic sequence especially assembled for the curricular component Languages and Codes, but of an interdisciplinar nature, aimed at the elementary school level about traffic signs. It has a qualitative, bibliographic, documental, dialectic, and constructive analysis, which contextualizes the theme in the northeastern countryside, especially its urban area. The literature selected coveredkeywords such as education, traffic, multiliteracies and didactic sequence. The didactic sequence is composed of three phases - checking prior knowledge; application of the content; and (self)evaluation. It is expected, based on personal experiences as a training agent in the Traffic Education Program and on the academic-professional experiences acquired during the Languages undergraduate course, to help in the teaching-learning process at a basic level. |
Palavras-chave: | Educação Educação para o trânsito Educação básica Ensino e aprendizagem Didatização Trânsito Traffic Teaching-learning process Didactic sequence Language Transversal themes |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Letras(Português) |
Citação: | SILVA, Cleciane Maria da. Educação no trânsito: didatização de saberes no ensino básico. 2021. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8175 |
Data do documento: | 17-nov-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Educação no trânsito didatização de saberes no ensino básico.pdf | 2.16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.