00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8168
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Letramento e multiletramentos: pensando os fazeres e dizeres de uma intervenção didática
Autor(es): Araújo, Elisane Barbosa de
Primeiro Orientador: Santos, Adriana Cavalcanti dos
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Nádson Araújo dos
metadata.dc.contributor.referee2: Pinheiro, Viviane Caline de Souza
Resumo: O presente estudo é um recorte do projeto do PIBID/Pedagogia (2018/2020) que analisou os discursos de professores e alunos sobre os fazeres e dizeres de uma intervenção didática por meio de práticas de letramento e multiletramentos, a partir do contato com uma turma de 5o ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública de Maceió, Alagoas. Visando compreender as experiências de ofertas de multiletramentos (ROJO; MOURA, 2012) ao longo das aulas, no contexto de uma sociedade cada vez mais conectada aos artefatos digitais. Como aporte metodológico, realizou-se uma pesquisa-ação (BARBIER, 2007), com abordagem qualitativa (TRIVIÑOS, 2013), para analisar a experiência. Para dar suporte às discussões, recorremos aos estudos de Colello (2012, 2014), Rojo (2009, 2010), Rojo e Moura (2012, 2019), Soares (2002, 2003, 2004, 2006) entre outros. Os resultados apontam que em uma abordagem inicial os sujeitos da pesquisa percebiam as tecnologias digitais como um meio para entretenimento, possibilitou verificar que um alto índice de alunos utilizava as tecnologias para acessar filmes, músicas e redes sociais. As rodas de conversa propostas como instrumento de intervenção, favoreceram novas possibilidades de uso aos alunos que compreenderam a necessidade de pensar a internet enquanto plataforma para construção de saberes.
Palavras-chave: Letramento
Tecnologias digitais
Multiletramento
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: ARAÚJO, Elisane Barbosa de Araújo. Letramento e multiletramentos: pensando os fazeres e dizeres de uma intervenção didática. 2020. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8168
Data do documento: 2-jul-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Letramento e multiletramento - pensando os fazeres de uma intervenção didática.pdf703.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.