00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8164
Tipo: Dissertação
Título: O inglês como democracia: um olhar autoetnográfico sobre as práticas de ensino e aprendizagem de língua inglesa na escola pública
Título(s) alternativo(s): English as democracy: an autoethnographic view of the english language leaming and theaching process into public schools
Autor(es): Santos, Alex Sandro Batista dos
Primeiro Orientador: Ifa, Sergio
metadata.dc.contributor.referee1: Nascimento, Ana Karina de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Cavalcanti, Ildney de Fátima Souza
Resumo: Este trabalho busca discutir os significados construídos a partir das práticas de ensino que desempenhei com alunos de uma escola pública no município de Maceió, no Estado de Alagoas. A pesquisa situa-se no campo da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006; PENNYCOOK, 2006) e é de cunho autoetnográfico (ELLIAS at al 2015). Para a triangulação de dados, lancei mão de diários de classe, gravação de aulas e entrevista com os alunos. No que tange o embasamento teórico desta pesquisa, discuto minha interação com os alunos a partir da ótica dialógica de Volóchinov ([1929]2017) e sob a luz das teorias sobre crenças (BARCELOS, 2006, 2007, 2011), sobre neoliberalismo (BROWN, 2015; PATRICK, 2013) e sobre democracia (MOISÉS, 2010; CABRAL NETO, 1997). Na interpretação dos dados, aponto para as aprendizagens e desaprendizagens experienciadas na sala de aula: o desejo de querer espelhar a sala de aula da escola de idiomas na escola pública e as consequências disso; a relutância dos alunos em realizar determinadas atividades; a impressão que os alunos tinham de si mesmo e de como eles se sentiam os únicos responsáveis pela própria aprendizagem. Demonstro também a minha interação com o livro didático e a minha preocupação com a produção de um espaço que engaje os alunos e que os motive a participação. Por fim, apresento as considerações deste trabalho, apontando para a necessidade de se pensar o inglês como prática democrática, tanto no decorrer do processo de ensino e aprendizagem, quanto na manutenção desse componente curricular da escola pública. Democracia na inquietação diante da autoexclusão do aluno (LEFFA, 2007), ao ouvir as demandas dos estudantes, ao perceber a realidade, muitas vezes dura, de cada um deles. Democracia ao enxergar as línguas adicionais na escola pública como direito, que deve ser mantido com as condições necessárias para um processo de ensino acessível, gratuito e de qualidade.
Abstract: This paper aims to discuss the meanings constructed from the practices I developed with students from a public school, in Maceió city, state of Alagoas. The research is located in Applied Linguistic field (MOITA LOPES, 2006; FABRÌCIO, 2006; PENNYCOOK, 2006) and it has na autoethnographic branch (ELLIS at al 2015). As instruments of research, I made use of class journals, class recordings and interview with my students. In the theoretical bases of this research I discuss my interaction with students through Volóchinov (VOLÓCHINOV, 2017) dialogical studies and through the beliefs studies (BARCELOS, 2006, 2007, 2011). I also discuss in this paper the theory of neoliberalism (BROWN, 2015; PATRICK, 2013) and democracy (MOISÉS, 2010; CABRAL NET), 1997). In the data interpretation, I highlight the learnings and “unlearnings” (my translation) experienced inside the classroom: the desire of transform the public classroom into the language school ones and its consequences; students reluctance in doing some class activities; the impression students had about themselves and how they felt the unique responsible for the learning process. I also demonstrate my interaction with the didactic book and my concerning with the production of a space that engages students and motivates them to participate. At last, I present the considerations of this paper, arguing the need of thinking English as a democratic practice during the process of teaching and learning as well as in the maintenance of English in the public school curriculum. Democracy in the concerning when realizing students’ self exclusion (LEFFA, 2007), when listening students’ demands, noticing their reality that is tough most of the time. Democracy when understanding additional languages in public school as a right that must be kept with the conditions needed for an accessible, free and quality learning and teaching process.
Palavras-chave: Linguística aplicada
Língua inglesa (Ensino fundamental)
Língua inglesa - Ensino aprendizagem
English language teaching
Beliefs
Democracy
Public School
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura
Citação: SANTOS, Alex Sandro Batista dos. O inglês como democracia: um olhar autoetnográfico sobre as práticas de ensino e aprendizagem de língua inglesa na escola pública. 2021. 120 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8164
Data do documento: 25-set-2019
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.