00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8154
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, Walter Matias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0941145152986197pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Jorge Eduardo de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1567807389292654pt_BR
dc.contributor.referee2Menezes, Anderson de Alencar-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3996757440963288pt_BR
dc.creatorSantos, Layane Regina Almeida dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8718784268467000pt_BR
dc.date.accessioned2021-11-22T21:55:08Z-
dc.date.available2021-10-22-
dc.date.available2021-11-22T21:55:08Z-
dc.date.issued2021-01-28-
dc.identifier.citationSANTOS, Layane Regina Almeida dos. A importância da ludicidade na educação infantil. 2021.16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8154-
dc.description.abstractThis article, under the theme The importance of playfulness in Early Childhood Education, aims to address the role of playfulness in the training process of human beings, considering that this is an unfinished being, never ready and in constant evolution. Therefore, you cannot close a parenthesis for its conclusion. Based on authors such as Einstein (1981), Vigotsky (1991), Carneiro (1995), Kishimoto (2005), and using an exploratory qualitative research method, the work seeks to show the importance of playing, starting with the school and teachers . In view of the fact that many people, including educators, still have a distorted view regarding this theme, considering play as something trivialized that configures a practice in which the child is just playing for playing, without adding values to his psychic, emotional, motor development, the present research becomes current and relevant because it addresses what is playful, what is its importance in early childhood education and its consequences in all stages of life, highlighting that playfulness needs to be worked and developed in classroom more often and more attentively. Finally, based on books and living with children in the school and family environment, it is possible to observe that currently many educators, caregivers, parents and family in general do not use the resources derived from playfulness. In the case of educators, they often know in theory, but do not apply in practice, as they mistakenly believe that the desired effect does not have the desired effect. In this sense, one of the results of this research is the fact that the child's learning improves significantly when it is taught, taking into account the age group, what one wants to teach and how he will teach in a playful way.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectPlayfulpt_BR
dc.subjectPedagogypt_BR
dc.subjectChildren Educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA importância da ludicidade na educação infantilpt_BR
dc.title.alternativeThe importance of play in chilldhood educationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo, sob o título A importância da ludicidade na Educação Infantil, tem o objetivo de tratar sobre o papel da ludicidade no processo formativo do ser humano, considerando que este é um ser inacabado, nunca pronto e em constante evolução. Por isso não se pode fechar um parêntese para sua conclusão. Com base em autores como Einstein (1981), Vigotsky (1991), Carneiro (1995), Kishimoto (2005), e tendo como método de pesquisa qualitativo exploratório, sistematizado, aqui, por meio da análise de livros, de artigos científicos e de minha prática educacional com crianças na sala de aula da educação infantil, o trabalho busca mostrar a importância do brincar, começando pela própria escola e pelos docentes. Diante do dado de que muitas pessoas, inclusive educadores, ainda têm uma visão distorcida com relação a essa temática, considerando o lúdico como algo banalizado que configura uma prática na qual a criança fica apenas brincando por brincar, sem que haja agregação de valores ao seu desenvolvimento psíquico, emocional, motor, a presente pesquisa torna-se atual e relevante por abordar o que é o lúdico, qual sua importância na educação infantil e seus desdobramentos em todas as fases da vida, destacando que a ludicidade precisa ser trabalhada e desenvolvida em sala de aula com mais frequência e atenção. Por fim, baseado em livros e na convivência com as crianças no ambiente escolar e familiar, é possível observar que atualmente muitos educadores, cuidadores, pais e familiares de forma geral não se utilizam dos recursos oriundos da ludicidade. No caso dos educadores, muitas vezes eles conhecem na teoria, mas não aplicam na prática, pois acreditam erroneamente que não surte o efeito desejado de forma. Nesse sentido, um dos resultados desta pesquisa é o dado que a aprendizagem da criança melhora significativamente quando se é ensinado, levando em consideração a faixa etária, o que se quer ensinar e como vai ensinar de maneira lúdica.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A importância da ludicidade na educação infantil.pdf598.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.