06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8140
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A perspectiva dos professores sobre a relação família e dificuldades de aprendizagem: um estudo de caso em uma escola municipal de Pariconha – AL
Autor(es): Souza, Danila Lima de
Primeiro Orientador: Santos, Noélia Rodrigues dos
metadata.dc.contributor.referee1: Voss, Lilian Kelly de Almeida Figueiredo
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Rodrigo
Resumo: E este trabalho trás os conceitos de dificuldade a partir do olhar dos principais autores que tratam do assunto. A necessidade de se falar sobre isso surgiu em uma experiência de estágio visto que havia criança identificadas com dificuldade de aprendizagem (DA) no entanto quando era aplicado um método diferente a mesma não apresentava dificuldade de compreensão. Encontramos aqui também os conceitos de famílias e sua tipologia, e qual influencia ela traz ao longo da história na era medieval e contemporânea com relação a aprendizagem de seus filhos. A pesquisa foi de cunho qualitativo e trazemos aqui as categorias da aprendizagem colhidas a partir dos resultados obtidos nas respostas das questões do estudo de caso respondido pelos professores. O objetivo é identificar a partir dos relatos quais as principais causas presentes no meio escolar e quais as realidades encontradas no âmbito escolar. A instituição que foi instrumento da pesquisa apresenta crianças que se encontram no quadro de dificuldades de aprendizagem, sendo elas crianças ou adolescentes, quando existem casos onde a dificuldade de aprendizagem não desaparece com o passar dos anos. A lei de diretrizes e base no seu parágrafo primeiro fala sobre a educação como um processo formativo e de desenvolvimento familiar, e no seu parágrafo segundo regulamenta que a prática escolar deve vincular se ao mundo e a sociedade. (LDB 9394/96), sendo assim a escola é o meio com o qual a criança não apenas entende-se como meio de aprendizagem, mas também como um ser social pensante. Sendo assim a proposta aqui apresentada mostra através das respostas colhidas dos educadores da instituição que dificuldade de aprendizagem é uma realidade presente sim na instituição e que a família é um fator de importância para o desenvolvimento cognitivo dos filhos com DA.
Abstract: This work brings the concepts of difficulty from the perspective of the main authors who deal with the subject. The need to talk about it arose in an internship experience since there were children identified with AD, however when a different method was applied, they did not have difficulty understanding. We also find here the concepts of families and their typology, and which influence it brings throughout history in the medieval and contemporary era in relation to their children's learning. The research was of a qualitative nature and we bring here the categories of learning gathered from the results obtained in the answers to the questions of the case study answered by the teachers. The objective is to identify from the reports which are the main causes present in the school environment and which are the realities found in the school environment. The institution that was the research instrument presents children who are in the framework of learning difficulties, whether they are children or adolescents, when they exist. cases where the learning disability does not disappear over the years. The guideline and base law in its first paragraph talks about education as a formative and family development process, and in its second paragraph it regulates that school practice must be linked to the world and society. (LDB 9394/96), so the school is the means with which the child not only sees himself as a means of learning, but also as a thinking social being. Therefore, the proposal presented here shows through the responses collected from the educators of the institution that learning difficulties are a reality present in the institution and that the family is an important factor for the cognitive development of children with D.A.
Palavras-chave: Educação
Dificuldade de aprendizagem
Família
Professor
Pariconha - Alagoas
Learning
Family
Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: SOUZA, Danila Lima de. A perspectiva dos professores sobre a relação família e dificuldades de aprendizagem: um estudo de caso em uma escola municipal de Pariconha – AL. 2021. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8140
Data do documento: 18-fev-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.