06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8140
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Noélia Rodrigues dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5674284994338873pt_BR
dc.contributor.referee1Voss, Lilian Kelly de Almeida Figueiredo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9971525425067763pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Rodrigo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2632193407434077pt_BR
dc.creatorSouza, Danila Lima de-
dc.date.accessioned2021-11-16T14:07:39Z-
dc.date.available2021-11-16-
dc.date.available2021-11-16T14:07:39Z-
dc.date.issued2020-02-18-
dc.identifier.citationSOUZA, Danila Lima de. A perspectiva dos professores sobre a relação família e dificuldades de aprendizagem: um estudo de caso em uma escola municipal de Pariconha – AL. 2021. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8140-
dc.description.abstractThis work brings the concepts of difficulty from the perspective of the main authors who deal with the subject. The need to talk about it arose in an internship experience since there were children identified with AD, however when a different method was applied, they did not have difficulty understanding. We also find here the concepts of families and their typology, and which influence it brings throughout history in the medieval and contemporary era in relation to their children's learning. The research was of a qualitative nature and we bring here the categories of learning gathered from the results obtained in the answers to the questions of the case study answered by the teachers. The objective is to identify from the reports which are the main causes present in the school environment and which are the realities found in the school environment. The institution that was the research instrument presents children who are in the framework of learning difficulties, whether they are children or adolescents, when they exist. cases where the learning disability does not disappear over the years. The guideline and base law in its first paragraph talks about education as a formative and family development process, and in its second paragraph it regulates that school practice must be linked to the world and society. (LDB 9394/96), so the school is the means with which the child not only sees himself as a means of learning, but also as a thinking social being. Therefore, the proposal presented here shows through the responses collected from the educators of the institution that learning difficulties are a reality present in the institution and that the family is an important factor for the cognitive development of children with D.A.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDificuldade de aprendizagempt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectPariconha - Alagoaspt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectFamilypt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleA perspectiva dos professores sobre a relação família e dificuldades de aprendizagem: um estudo de caso em uma escola municipal de Pariconha – ALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoE este trabalho trás os conceitos de dificuldade a partir do olhar dos principais autores que tratam do assunto. A necessidade de se falar sobre isso surgiu em uma experiência de estágio visto que havia criança identificadas com dificuldade de aprendizagem (DA) no entanto quando era aplicado um método diferente a mesma não apresentava dificuldade de compreensão. Encontramos aqui também os conceitos de famílias e sua tipologia, e qual influencia ela traz ao longo da história na era medieval e contemporânea com relação a aprendizagem de seus filhos. A pesquisa foi de cunho qualitativo e trazemos aqui as categorias da aprendizagem colhidas a partir dos resultados obtidos nas respostas das questões do estudo de caso respondido pelos professores. O objetivo é identificar a partir dos relatos quais as principais causas presentes no meio escolar e quais as realidades encontradas no âmbito escolar. A instituição que foi instrumento da pesquisa apresenta crianças que se encontram no quadro de dificuldades de aprendizagem, sendo elas crianças ou adolescentes, quando existem casos onde a dificuldade de aprendizagem não desaparece com o passar dos anos. A lei de diretrizes e base no seu parágrafo primeiro fala sobre a educação como um processo formativo e de desenvolvimento familiar, e no seu parágrafo segundo regulamenta que a prática escolar deve vincular se ao mundo e a sociedade. (LDB 9394/96), sendo assim a escola é o meio com o qual a criança não apenas entende-se como meio de aprendizagem, mas também como um ser social pensante. Sendo assim a proposta aqui apresentada mostra através das respostas colhidas dos educadores da instituição que dificuldade de aprendizagem é uma realidade presente sim na instituição e que a família é um fator de importância para o desenvolvimento cognitivo dos filhos com DA.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.