00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8112
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Raggi, Mariana Guedes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0545362454663490pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Maria Francinéia Pinheiro dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2023086653714834pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Pamela Tamires Bezerra Ferreira da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5930619530991589pt_BR
dc.creatorSilva, Joseane Balbino da-
dc.date.accessioned2021-10-30T22:48:36Z-
dc.date.available2021-10-30-
dc.date.available2021-10-30T22:48:36Z-
dc.date.issued2019-11-07-
dc.identifier.citationSILVA, Joseane Balbino da. O papel do ensino de geografia no processo de inclusão do autista na educação infantil. 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8112-
dc.description.abstractThe present work brings pertinent approaches to the educational field. Taking into account the social transformations, and paying attention to the need to discuss about the inclusion of patients with autistic syndrome, besides seeking to promote the reflection of the teacher's role and their practices. The text defends the recognition of geography teaching as a fundamental discipline in the teaching-learning process and in the formation of autonomous subjects and citizens participating in a society. The study focuses on the cognitive appropriation of topological notions and the construction of significant spatial relationships in the process of building autonomy in children with autistic syndrome. The comprehension of the geographical and cartographic field through the pedagogical, didactic and playful resources assume relevance in the text because, it promotes to the children mainly those diagnosed with autistic spectrum disorder (ASD) to understand their spaces of experience. I want to share with professionals’ suggestions of content and procedures by describing experiences.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectGeographypt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectAutismpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO papel do ensino de geografia no processo de inclusão do autista na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho traz abordagens pertinentes ao campo educacional. Levando em consideração as transformações sociais, e atentando para necessidade de se discutir sobre a inclusão de portadores da síndrome autista, além de buscar promover a reflexão do papel do/a professor/a e suas práticas. O texto assume a defesa do reconhecimento do ensino da geografia quanto disciplina fundamental no processo de ensino aprendizagem e na formação de sujeitos autônomos e cidadãos participantes em sociedade. O estudo centraliza-se na apropriação cognitiva de noções topológicas e na construção de relações espaciais significativas no processo de construção da autonomia nas crianças portadoras da síndrome autista. A compreensão do campo geográfico e cartográfico por meio dos recursos pedagógicos, didáticos e lúdicos assumem relevância no texto pois promove às crianças principalmente as diagnosticadas com transtorno do espectro autista (TEA) compreender seus espaços de vivencias. Pretendo compartilhar com profissionais sugestões de conteúdos e procedimentos através da descrição de experiências.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O papel do ensino de geografia no processo de inclusão do autista na educação infantil.pdf938.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.