00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) 03 HUPAA - HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PROFESSOR ALBERTO ANTUNES - UFAL TRABALHOS DE CONCLUSÃO DAS RESIDÊNCIAS (TCRs) - HUPAA Trabalhos de Conclusão da Residência Multiprofissional em Saúde - HUPAA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8100
Tipo: Trabalho de Conclusão de Residência
Título: Clínica e psicoterapia a partir de Vigotski: um ensaio teórico-prático
Autor(es): Bueno, Luciano Domingues
Primeiro Orientador: Siqueira, Alessandra Cansanção de
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Adélia Augusta Souto de
metadata.dc.contributor.referee2: Soares, Vanessa Ferry de Oliveira
Resumo: Configura-se como um ensaio teórico-prático articulado com experiências de atuação em Psicologia, ocorridas em um programa de residência multiprofissional. Para tanto, as discussões, na obra de Vigotski, sobre imaginação, criação e arte foram eleitas como referenciais teóricos para reflexão crítica acerca dos processos de formação e atuação que sustentam uma atividade clínica e psicoterápica. Os cenários de prática que foram base para o presente trabalho são as enfermarias de um hospital, que proporcionaram vivências que subsidiam as discussões desenvolvidas. Conclui-se que a Psicologia Sócio-histórica, em especial suas proposições sobre os processos criativos humanos, guardam capacidade teórica para refletir e propor um modelo reflexivo sobre a escuta terapêutica. Em destaque, a partir da criatividade, a potencialidade em inserir a pessoa em uma relação de autoria de novos conteúdos, que guarda capacidade de construção de estratégias de superação de impasses subjetivos.
Abstract: Configura-se como um ensaio teórico-prático articulado com experiências de atuação em Psicologia, ocorridas em um programa de residência multiprofissional. Para tanto, as discussões, na obra de Vigotski, sobre imaginação, criação e arte foram eleitas como referenciais teóricos para reflexão crítica acerca dos processos de formação e atuação que sustentam uma atividade clínica e psicoterápica. Os cenários de prática que foram base para o presente trabalho são as enfermarias de um hospital, que proporcionaram vivências que subsidiam as discussões desenvolvidas. Conclui-se que a Psicologia Sócio-histórica, em especial suas proposições sobre os processos criativos humanos, guardam capacidade teórica para refletir e propor um modelo reflexivo sobre a escuta terapêutica. Em destaque, a partir da criatividade, a potencialidade em inserir a pessoa em uma relação de autoria de novos conteúdos, que guarda capacidade de construção de estratégias de superação de impasses subjetivos.
Palavras-chave: Psicoterapia
Vigotski
Psicologia Sócio-histórica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Programa de Residência Multiprofissional em Saúde
Citação: BUENO, Luciano Domingues. Clínica e psicoterapia a partir de Vigotski: um ensaio teórico-prático. 2021. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso) – Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8100
Data do documento: 13-fev-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão da Residência Multiprofissional em Saúde - HUPAA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Clínica e psicoterapia a partir de Vigotski um ensaio teórico-prático.pdf
  Until 2022-10-27
927.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.