Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8097
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Inovação na prática pedagógica: novos métodos a partir de avanços tecnológicos |
Autor(es): | Santos, Juliete de Oliveira Lessa, Marilia Santos |
Primeiro Orientador: | Duarte, Madileide de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Candeias, Cézar Nonato Bezerra |
metadata.dc.contributor.referee2: | Barros, Abdízia Maria Alves |
Resumo: | Apresentamos aqui técnicas e metodologias de ensino, com ênfase na importância dos avanços do meio tecnológico na educação a fim de inserir práticas de ensino que possam estimular o interesse do aluno em aprender. Quando o aluno aprende e obtêm resultados positivos neste processo, ele se sente capaz e motivado a seguir em frente e consequentemente, há uma diminuição na desistência e no baixo rendimento escolar. Para os professores há uma sensação de dever cumprido quando esses resultados são obtidos, e é muito gratificante ao ver que seus planos e projetos estão dando frutos, pois todos ganham: os professores, os alunos, a escola, o município, o estado, enfim, a sociedade. Proporcionar aos professores novas ideias de interação com os seus alunos, tendo nas tecnologias apoio pedagógico de maneira que favoreça a aprendizagem por várias direções e de várias maneiras. Para que o aluno seja visto como principal protagonista no processo ensino-aprendizagem, a formação de sujeitos participativos, críticos e criativos é de fundamental importância. Nessa perspectiva, o objetivo é alcançar resultados positivos que tornem a prática docente mais atraente, criativa e inovadora, no qual os mesmos tenham mais interesses em ampliar e enriquecer suas práticas, com um planejamento que seja engajado às novas tecnologias atendendo as necessidades de aprendizagem do aluno, aplicando métodos inovadores em sala de aula, buscando recursos na escola para desenvolver aulas práticas, referente às suas disciplinas, utilizando recursos tecnológicos. |
Abstract: | We present here techniques and teaching methodologies, with emphasis on the importance of technological advances in education in order to insert teaching practices that can stimulate students' interest in learning. When the student learns and achieves positive results in this process, he feels capable and motivated to move forward and as a result, there is a decrease in dropout and low achievement. For teachers there is a sense of accomplishment when these results are obtained, and it is very gratifying to see that their plans and projects are bearing fruit, as they all earn: teachers, students, school, municipality, state, anyway, the society. Provide teachers with new ideas for interacting with their students, using pedagogical support technologies in a way that encourages learning in many directions and in many ways. In order for the student to be seen as the main protagonist in the teaching-learning process, the formation of participatory, critical and creative subjects is of fundamental importance. In this perspective, the objective is to achieve positive results that make teaching practice more attractive, creative and innovative, in which they have more interest in expanding and enriching their practices, with a planning that is engaged in new technologies, meeting the learning needs of the student, applying innovative methods in the classroom, seeking resources in the school to develop practical classes, referring to their disciplines, using technological resources. |
Palavras-chave: | Práticas inovadoras Recursos tecnológicos Prática docente Innovative practices Teaching practice Technological resources |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia Ensino a Distância |
Citação: | SANTOS, Juliete de Oliveira, LESSA, Marilia Santos. Inovação na prática pedagógica: novos métodos a partir de avanços tecnológicos. 2019. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Penedo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8097 |
Data do documento: | 30-mai-2019 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Inovação na prática pedagógica - novos métodos a partir e avanços tecnológicos.pdf | 325.83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.