00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8054
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A analogia nos princípios de Paul e na teorização de Saussure
Autor(es): Almeida, Ítalo de Freita
Primeiro Orientador: Faria, Núbia Rabelo Bakker
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Fabiana Pincho de
metadata.dc.contributor.referee2: Farias, Jair Gomes de
Resumo: O papel da analogia no estudo das línguas remonta à Antiguidade (LYONS, 1970), mas não foi até o último quartel do século XIX, com o advento da Escola Neogramática, que ela se tornou protagonista na discussão sobre a mudança linguística ao postularem ser a analogia uma das causas principais das modificações das línguas no curso do tempo. Essa definição foi amplamente veiculada em manuais introdutórios de Linguística, assim como a representação de Ferdinand de Saussure (1857-1913) como participante da Escola Neogramática (PAVEAU; SARFATI, 2006; MOUNIN, 1970), apesar do deslocamento epistemológico operado no século XX por efeito da publicação do seu Curso de Linguística Geral (1970 [1916]). A propósito do problema em torno das influências que Saussure teria recebido, Koerner (2008) assinala que o linguista genebrino foi leitor e recebeu inspiração da obra teórica dos Neogramáticos, os Princípios fundamentais da história da língua (1966 [1880]), de Hermann Paul. Tendo em vista este problema epistemológico, este trabalho, de natureza bibliográfica, tem o objetivo de investigar as possíveis relações entre o conceito de analogia proposto por Saussure no Curso de Linguística Geral e a definição de analogia nos Princípios fundamentais da história da língua, de Paul. No sistema conceitual saussuriano, a analogia se situa no entroncamento dos conceitos de língua e fala e do par sincronia e diacronia ao articular teoricamente o lugar do sujeito no fenômeno linguístico, por outro lado, a analogia na visão de Paul remete a dois conceitos ou dois processos mentais.
Abstract: The role of analogy in the study of languages goes back to Antiquity (LYONS, 1970), but it was not until the last quarter of the 19th century, with the advent of the Neogrammatic School, that it became the protagonist in the discussion about linguistic change when they postulated the analogy as one of the main causes of language changes over time. This definition was widely conveyed in introductory Linguistics manuals, as well as the representation of Ferdinand de Saussure (1857-1913) as a participant in the Neogrammatic School (PAVEAU; SARFATI, 2006; MOUNIN, 1970), despite the epistemological displacement operated in the 20th century by effect of the publication of his General Linguistics Course (1970 [1916]). Regarding the problem of the influences that Saussure would have received, Koerner (2008) points out that the Genevan linguist was a reader and received inspiration from the theoretical work of the Neogrammatics, the Fundamental Principles of the history of the language (1966 [1880]), by Hermann Paul. Because of this epistemological problem, this work, of a bibliographic nature, aims to investigate the possible relations between the concept of analogy proposed by Saussure in the General Linguistics Course and the definition of analogy in Paul's Fundamental Principles of the history of language. In the Saussurian conceptual system, the analogy is located at the junction of the concepts of language and speech and the synchrony and diachrony pair whilst theoretically articulates the subject's place in the linguistic phenomenon, on the other hand, the analogy in Paul's view refers to two concepts or two mental processes.
Palavras-chave: Paul, Hermann, 1846-1921
Saussure, Ferdinand de, 1857-1913
Analogia
Analogy
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Português)
Citação: ALMEIDA, Ítalo de Freita. A analogia nos princípios de Paul e na teorização de Saussure. 2021. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras-Português) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8054
Data do documento: 10-set-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A analogia nos princípios de Paul e na teorização de Saussure.pdf513.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.