00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) 02 EDUFAL - EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CIÊNCIAS DA SAÚDE Livros de Medicina - EDUFAL
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8031
Tipo: E-book
Título: A saúde coletiva em tempos pandemia: experiências e aprendizados do enfrentamento à COVID-19 no Nordeste brasileiro
Autor(es): Souza, Carlos Dornels Freire de (org.)
Machado, Michael Ferreira (org.)
Quirino, Túlio Romério Lopes (org.)
Resumo: A COVID-19, doença viral causada por uma nova variação da família coronaviridae, rapidamente foi convertida ao status de maior desafio sanitário dos últimos séculos, dado seu potencial de se alastrar por todos os lugares do globo, deixando como saldo milhares de casos e óbitos distribuídos nos mais diferentes países. Seu poder de infectividade e a alta capacidade de agravamento dos quadros clínicos suscitaram a preocupação de autoridades sanitárias mundiais e líderes de governos das principais nações, uma vez que a disseminação da doença gerou, além de crises sanitárias, impactos políticos, econômicos e sociais, ocasionando colapsos nos sistemas de saúde e na seguridade social.No Brasil, bastou pouco menos de quatro meses desde a confirmação do primeiro caso para que fosse ultrapassada a marca de um milhão de pessoas vitimadas pela doença. Neste mesmo período, já se registravam também quase 50 mil brasileiros mortos, fazendo com que o Brasil ocupasse a infeliz posição de segundo lugar no ranking mundial de países mais afetados pela pandemia, estando atrás apenas dos Estados Unidos. No momento da escrita deste texto, em inícios de agosto de 2020, já são reportados mais de 18 milhões de casos no mundo, com 2,8 milhões somente em território brasileiro, onde 95 mil óbitos são registrados. O enfrentamento da pandemia no país tem sido marcada por tensões políticas, sociais e econômicas, que impulsionaram a criação de um amplo campo de disputas discursivas entre as esferas de governo, a mídia de massa, a comunidade científica e autoridades sanitárias, revelando uma atuação falha e descoordenada do Ministério da Saúde, referência nacional para a condução da política pública de saúde no país, e, neste contexto, pela organização e coordenação da resposta brasileira à pandemia. O que se observou até este momento, foi uma sucessão de narrativas disruptivas e contraditórias, que acompanharam, por sua vez, mudanças de direção gerencial, haja vista as trocas de ministros e equipes de trabalho ocorridas em pouco intervalo de tempo, durante a pandemia, levando o país a permanecer sem titular oficial da pasta – o que se arrasta já ao longo de mais de dois meses. Diante desse panorama, este livro tem como ponto de partida os desafios lançados ao campo da saúde coletiva ante à pandemia da COVID-19, tomando como contexto de problematização o Nordeste do Brasil, região que ocupa o segundo maior acumulado de casos e óbitos no país, seguido do Sudeste, e que enfrentou grandes provações, desde os primeiros meses de avanço da doença no país.
Abstract: Null
Palavras-chave: COVID-19 - Brasil, Nordeste
Saúde pública
Políticas públicas de saúde
Estratégias de saúde
Vigilância em saúde pública
Atenção à saúde
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Editora da Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: EDUFAL
Citação: SOUZA, Carlos Dornels Freire de; MACHADO, Michael Ferreira; QUIRINO, Túlio Romério Lopes (org.). A saúde coletiva em tempos pandemia: experiências e aprendizados do enfrentamento à COVID-19 no Nordeste brasileiro. Maceió: EDUFAL, 2021. E-book (228 p.). ISBN 978-65-5624-044-2.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8031
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Livros de Medicina - EDUFAL



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.