06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7970
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Alves, Adeilson da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2402754636212006pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Vitorino, Anderson Francisco-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0431749235312279pt_BR
dc.contributor.referee1Pinto, Charridy Max Fontes-
dc.contributor.referee2Pavezi, Marilza-
dc.creatorPereira, Poliana Fabrícia Cavalcante-
dc.date.accessioned2021-09-14T18:52:17Z-
dc.date.available2021-09-14-
dc.date.available2021-09-14T18:52:17Z-
dc.date.issued2021-03-01-
dc.identifier.citationPEREIRA, Poliana Fabrícia Cavalcante. Reflexão acerca do processo educacional do aluno surdo. 2021. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7970-
dc.description.abstractThe present study is a bibliographic research that addresses the reflection about the educational process of the student / deaf, and the process of including deaf students in regular education and their public policies. It aims to reflect on the teaching learning process of the deaf student in regular education, and how this lack of communication hinders the student's development. This work is divided into five chapters, in the first one we make an introduction about the education of the deaf in Brazil. In the second chapter we talk about materials and methods, within the reality of the scientific work methodology, in the third chapter the history of education for the deaf in Brazil, in the fourth chapter the inclusion of deaf students in formal school, with the fifth in inclusive education of deaf people and to finalize the final considerations. A bibliographic research was carried out considering the contributions of authors from the academic field such as: Mittler (2003), Mader (1997), Dilli (2010), Vasconcellos (2000), among others, seeking to review the concepts relevant to the concept of reflection about educational process of the student / deaf, and the process of including deaf students in regular education, practice and profession to improve the quality of care. It concludes that the need to include deaf students in regular education is fundamental for an active work respecting the advances and setbacks of society facing the challenges for community development.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectAluno surdopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
dc.titleReflexão acerca do processo educacional do aluno surdopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica que aborda sobre a reflexão acerca do processo educacional do aluno/surdo, e o processo de inclusão de alunos surdos no ensino regular e suas políticas públicas. A mesma tem como objetivo de fazer uma reflexão do processo de ensino aprendizagem do aluno surdo no ensino regular, e como essa falta de comunicação atrapalha no desenvolvimento do aluno. Este trabalho é dividido em cinco capítulos, no primeiro fazemos uma introdução sobre a educação dos surdos no Brasil. No segundo capítulo falamos sobre materiais e métodos, dentro da realidade da metodologia de trabalho cientifico, sendo no terceiro capítulo a história da educação dos surdos no Brasil, já no quarto capítulo a inclusão dos alunos surdos na escola formal, tendo no quinto a educação inclusiva de surdos e para finalizar as considerações finais. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de autores do campo acadêmico como: Mittler (2003), Mader (1997), Dilli (2010), Vasconcellos (2000), entre outros, procurando rever os conceitos pertinentes ao conceito da reflexão acerca do processo educacional do aluno/surdo, e o processo de inclusão de alunos surdos no ensino regular, prática e profissão para o melhoramento da qualidade do atendimento. Conclui que a necessidade de incluir alunos surdos no ensino regular é fundamental para um trabalho ativo respeitando os avanços e retrocessos da sociedade frentes aos desafios para o desenvolvimento da comunidade.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Reflexão acerca do processo educacional do aluno surdo.pdf453.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.