06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7967
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ludicidade na educação infantil reflexões sobre a didática docente em uma escola municipal de Delmiro Gouveia – AL
Autor(es): Santos, Rafaela Soares dos
Primeiro Orientador: Almeida, Giseliane Medeiros
metadata.dc.contributor.referee1: Voss, Lilian Kelly de Almeida Figueiredo
metadata.dc.contributor.referee2: França, Maria Lenilda Caetano
Resumo: As brincadeiras sempre fizeram parte do mundo das crianças desde o início dos tempos, sendo um meio primordial de desenvolvimento e aprendizagem. Esse trabalho apresentou um breve histórico da Educação Infantil e os processos de ensino aprendizagem para a criança, ressaltando a importância da ludicidade e interação para que a criança construa seus conceitos, amplie seu vocabulário, se desenvolva por inteiro de maneira prazerosa. O presente trabalho tem como objetivo geral analisar as concepções e práticas acerca da ludicidade para docentes da Educação Infantil, percebendo seu papel para o desenvolvimento da criança em uma escola municipal da cidade de Delmiro Gouveia. A metodologia adotada para realização deste trabalho foi a pesquisa de campo com abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de aplicação de questionários com duas professoras que atuam na Educação Infantil do referido município e com aportes teóricos em autores como: Oliveira (2002), Mendonça (2012), Aries (1986), BNCC (2017), LDB (1996), Kishimoto (2010), Lakatos e Marconi (2003), Kulmann (2015), entre outros autores que debatem a respeito do tema abordado. Após a análise dos dados, apontou-se que a ludicidade além de favorecer no processo de ensino e aprendizagem da criança, tem contribuído para a socialização, o aprendizado de regras e a construção do conhecimento, constituindo se em uma ferramenta pedagógica importante para o processo de desenvolvimento integral da criança.
Abstract: Play has always been part of the world of children since the beginning of time, being a primary means of development and learning. This work presented a brief history of Early Childhood Education and the teaching-learning processes for the child, emphasizing the importance of playfulness and interaction for the child to build his concepts, expand his vocabulary, develop entirely in a pleasant way. The present work has as general objective to analyze the conceptions and practices about playfulness for teachers of Early Childhood Education, realizing its role for the development of the child in a municipal school in the city of Delmiro Gouveia. The methodology adopted to carry out this work was a field research with a qualitative approach, developed through the application of questionnaires with two teachers who work in Early Childhood Education in the aforementioned municipality and with theoretical contributions by authors such as: Oliveira (2002), Mendonça (2012), Aries (1986), BNCC (2017), LDB (1996), Kishimoto (2010), Lakatos and Marconi (2003), Kulmann (2015), among other authors who debate about the topic addressed. After analyzing the data, it was pointed out that playfulness, in addition to favoring the child's teaching and learning process, has contributed to socialization, rule learning and the construction of knowledge, constituting an important pedagogical tool for the integral child development process.
Palavras-chave: Educação infantil
Prática pedagógica
Ludicidade
Ensino e aprendizagem
Delmiro Gouveia - Alagoas
Playfulness
Child education
Pedagogical practice
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: SANTOS, Rafaela Soares dos. Ludicidade na educação infantil: reflexões sobre a didática docente em uma escola municipal de Delmiro Gouveia – AL. 2021. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7967
Data do documento: 24-fev-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.