06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7967
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Almeida, Giseliane Medeiros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1024832298280805pt_BR
dc.contributor.referee1Voss, Lilian Kelly de Almeida Figueiredo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9971525425067763pt_BR
dc.contributor.referee2França, Maria Lenilda Caetano-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1842259102357566pt_BR
dc.creatorSantos, Rafaela Soares dos-
dc.date.accessioned2021-09-14T16:19:12Z-
dc.date.available2021-09-14-
dc.date.available2021-09-14T16:19:12Z-
dc.date.issued2021-02-24-
dc.identifier.citationSANTOS, Rafaela Soares dos. Ludicidade na educação infantil: reflexões sobre a didática docente em uma escola municipal de Delmiro Gouveia – AL. 2021. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7967-
dc.description.abstractPlay has always been part of the world of children since the beginning of time, being a primary means of development and learning. This work presented a brief history of Early Childhood Education and the teaching-learning processes for the child, emphasizing the importance of playfulness and interaction for the child to build his concepts, expand his vocabulary, develop entirely in a pleasant way. The present work has as general objective to analyze the conceptions and practices about playfulness for teachers of Early Childhood Education, realizing its role for the development of the child in a municipal school in the city of Delmiro Gouveia. The methodology adopted to carry out this work was a field research with a qualitative approach, developed through the application of questionnaires with two teachers who work in Early Childhood Education in the aforementioned municipality and with theoretical contributions by authors such as: Oliveira (2002), Mendonça (2012), Aries (1986), BNCC (2017), LDB (1996), Kishimoto (2010), Lakatos and Marconi (2003), Kulmann (2015), among other authors who debate about the topic addressed. After analyzing the data, it was pointed out that playfulness, in addition to favoring the child's teaching and learning process, has contributed to socialization, rule learning and the construction of knowledge, constituting an important pedagogical tool for the integral child development process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectDelmiro Gouveia - Alagoaspt_BR
dc.subjectPlayfulnesspt_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.subjectPedagogical practicept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleLudicidade na educação infantil reflexões sobre a didática docente em uma escola municipal de Delmiro Gouveia – ALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoAs brincadeiras sempre fizeram parte do mundo das crianças desde o início dos tempos, sendo um meio primordial de desenvolvimento e aprendizagem. Esse trabalho apresentou um breve histórico da Educação Infantil e os processos de ensino aprendizagem para a criança, ressaltando a importância da ludicidade e interação para que a criança construa seus conceitos, amplie seu vocabulário, se desenvolva por inteiro de maneira prazerosa. O presente trabalho tem como objetivo geral analisar as concepções e práticas acerca da ludicidade para docentes da Educação Infantil, percebendo seu papel para o desenvolvimento da criança em uma escola municipal da cidade de Delmiro Gouveia. A metodologia adotada para realização deste trabalho foi a pesquisa de campo com abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de aplicação de questionários com duas professoras que atuam na Educação Infantil do referido município e com aportes teóricos em autores como: Oliveira (2002), Mendonça (2012), Aries (1986), BNCC (2017), LDB (1996), Kishimoto (2010), Lakatos e Marconi (2003), Kulmann (2015), entre outros autores que debatem a respeito do tema abordado. Após a análise dos dados, apontou-se que a ludicidade além de favorecer no processo de ensino e aprendizagem da criança, tem contribuído para a socialização, o aprendizado de regras e a construção do conhecimento, constituindo se em uma ferramenta pedagógica importante para o processo de desenvolvimento integral da criança.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.