00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Artigos publicados em periódicos - CEDU
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Tipo: Artigo de Periódico
Título: A produção acadêmica brasileira sobre jogos digitais
Título(s) alternativo(s): The brazilian academic production on digital games
Autor(es): Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante
Cardoso, Alexia Naara da Silva
Rocha, Jaqueline S. Alves da
Santos, Jessé Alves dos
Oliveira, José Victor César B. de
Resumo: Este artigo visa apresentar os resultados do mapeamento sobre pesquisas que tiveram os jogos digitais como temática. A pesquisa objetivou mapear o desenvolvimento sobre o tema jogos digitais e educação, no contexto brasileiro. As bases de dados foram o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses, tornando-se um referencial do que já foi produzido na temática. Apresenta-se a produção acadêmica brasileira, identificando os principais passos teóricos e metodológicos adotados nas investigações no Brasil sobre a temática dos jogos digitais. O mapeamento foi desenvolvido a partir dos pressupostos dos estudos bibliométricos, caracterizando desta forma o caráter quantitativo do estudo e seus resultados apresentados. Os dados recolhidos apontam para um aumento da produção no decorrer dos anos, com uma maior incidência em estudos desenvolvidos no mestrado. Há uma maior incidência para as áreas dos cursos de computação, linguística, design e comunicação. A análise dos dados servirá para análises e estudos que têm os jogos digitais como foco. Os resultados servem de base para a elaboração de uma agenda de pesquisa sobre a aprendizagem baseada em jogos digitais.
Abstract: This article aims to present the results of the mapping about researches that had digital games as a theme. The research aimed to map the development on the theme digital games and education, in the Brazilian context. The databases were the Capes Theses and Dissertations Catalog and the Brazilian Digital Library of Theses, becoming a reference of what has already been produced on the theme. The Brazilian academic production is presented, identifying the main theoretical and methodological steps adopted in the investigations in Brazil on the theme of digital games. The mapping was developed from the assumptions of bibliometric studies, characterizing in this way the quantitative character of the study and its presented results. The data collected point to an increase in production over the years, with a higher incidence in studies developed in the master's degree. There is a higher incidence in the areas of computing, linguistics, design and communication courses. The data analysis will serve for analyses and studies that have digital games as a focus. The results serve as a basis for the development of a research agenda on digital game-based learning.
Palavras-chave: Jogos digitais
Mapeamento
Bibliometria
Digital games
Mapping
Bibliometrics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
Citação: PIMENTEL, FERNANDO SILVIO CAVALCANTE; CARDOSO, ALEXIA NAARA DA SILVA; ROCHA, JAQUELINE S. ALVES DA; SANTOS, JESSÉ ALVES DOS; OLIVEIRA, JOSÉ VICTOR CÉSAR B. DE. A produção acadêmica brasileira sobre jogos digitais. Internet latent corpus journal, Aveiro - Portugal, v 11, n 1, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7926
Data do documento: 21-jul-2021
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