00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Artigos publicados em periódicos - CEDU
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPimentel, Fernando Silvio Cavalcante-
dc.creatorCardoso, Alexia Naara da Silva-
dc.creatorRocha, Jaqueline S. Alves da-
dc.creatorSantos, Jessé Alves dos-
dc.creatorOliveira, José Victor César B. de-
dc.date.accessioned2021-08-23T19:23:52Z-
dc.date.available2021-08-23-
dc.date.available2021-08-23T19:23:52Z-
dc.date.issued2021-07-21-
dc.identifier.citationPIMENTEL, FERNANDO SILVIO CAVALCANTE; CARDOSO, ALEXIA NAARA DA SILVA; ROCHA, JAQUELINE S. ALVES DA; SANTOS, JESSÉ ALVES DOS; OLIVEIRA, JOSÉ VICTOR CÉSAR B. DE. A produção acadêmica brasileira sobre jogos digitais. Internet latent corpus journal, Aveiro - Portugal, v 11, n 1, 2021.pt_BR
dc.citation.volume11pt_BR
dc.identifier.issn1647-7308pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7926-
dc.description.abstractThis article aims to present the results of the mapping about researches that had digital games as a theme. The research aimed to map the development on the theme digital games and education, in the Brazilian context. The databases were the Capes Theses and Dissertations Catalog and the Brazilian Digital Library of Theses, becoming a reference of what has already been produced on the theme. The Brazilian academic production is presented, identifying the main theoretical and methodological steps adopted in the investigations in Brazil on the theme of digital games. The mapping was developed from the assumptions of bibliometric studies, characterizing in this way the quantitative character of the study and its presented results. The data collected point to an increase in production over the years, with a higher incidence in studies developed in the master's degree. There is a higher incidence in the areas of computing, linguistics, design and communication courses. The data analysis will serve for analyses and studies that have digital games as a focus. The results serve as a basis for the development of a research agenda on digital game-based learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.relation.ispartofInternet latent corpus journalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogos digitaispt_BR
dc.subjectMapeamentopt_BR
dc.subjectBibliometriapt_BR
dc.subjectDigital gamespt_BR
dc.subjectMappingpt_BR
dc.subjectBibliometricspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA produção acadêmica brasileira sobre jogos digitaispt_BR
dc.title.alternativeThe brazilian academic production on digital gamespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoEste artigo visa apresentar os resultados do mapeamento sobre pesquisas que tiveram os jogos digitais como temática. A pesquisa objetivou mapear o desenvolvimento sobre o tema jogos digitais e educação, no contexto brasileiro. As bases de dados foram o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses, tornando-se um referencial do que já foi produzido na temática. Apresenta-se a produção acadêmica brasileira, identificando os principais passos teóricos e metodológicos adotados nas investigações no Brasil sobre a temática dos jogos digitais. O mapeamento foi desenvolvido a partir dos pressupostos dos estudos bibliométricos, caracterizando desta forma o caráter quantitativo do estudo e seus resultados apresentados. Os dados recolhidos apontam para um aumento da produção no decorrer dos anos, com uma maior incidência em estudos desenvolvidos no mestrado. Há uma maior incidência para as áreas dos cursos de computação, linguística, design e comunicação. A análise dos dados servirá para análises e estudos que têm os jogos digitais como foco. Os resultados servem de base para a elaboração de uma agenda de pesquisa sobre a aprendizagem baseada em jogos digitais.pt_BR
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