00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IQB Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - QUÍMICA - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7900
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A utilização das tecnologias da informação e comunicação nas aulas de Química sobre o olhar dos formandos em Licenciatura em Química no ano de 2017 da Universidade Federal de Alagoas
Autor(es): Medeiros, Sandro de Souza
Primeiro Orientador: Paula, Francine Santos de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Lira, Fabrício Lúcio Cansanção
metadata.dc.contributor.referee1: Rodrigues, Reinaldo Augusto Ferreira
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Monique Gabriella Ângelo da
Resumo: As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) passaram a ser inseridas amplamente na sociedade e no ambiente educacional, constituindo uma linguagem de comunicação que possibilita a utilização de novos processos de ensino e aprendizagem em rede, baseados na interação e na criação coletiva. O presente trabalho tem como objetivo geral analisar a percepção dos recém formados em Química Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas, sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no processo ensino-aprendizagem nas aulas de Química. Usamos uma abordagem quantitativa-qualitativa por meio da utilização de um questionário como instrumento de pesquisa. Na sequência realizamos um breve histórico sobre o uso das TIC no ensino e a relação de tais recursos no ambiente da sala de aula, promovendo uma mediação diferenciada entre professor-aluno. Sobre a percepção dos recém-formados, os resultados apontam a importância da utilização das TIC como ferramenta educacional no processo ensino-aprendizagem nas aulas de química.
Abstract: Information and Communication Technologies (ICT) are now widely inserted in society and in the educational environment, constituting a language of communication that enables the use of new processes of teaching and learning based on interaction and collective creation.This paper aims to analyze the perception of recent graduates in Chemistry Degree from the Federal University of Alagoas, about the use of Information and Communication Technologies in the teaching-learning process in chemistry classes. We use a quantitative-qualitative approach by using a questionnaire as a research tool. Following is a brief history on the use of TIC in teaching and the relationship of such resources in the classroom environment, promoting a differentiated mediation between teacher-student. Regarding the perception of recent graduates, the results point to the importance of using TIC as an educational tool in the teaching-learning process in chemistry classes.
Palavras-chave: Tecnologia da Informação e Comunicação
Ensino de Quíica
Processo de ensino-aprendizagem
Information and communication technology
Chemistry teaching
Teaching-learning process
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Química
Citação: MEDEIROS, Sandro de Souza. A utilização das tecnologias da informação e comunicação nas aulas de Química sobre o olhar dos formandos em Licenciatura em Química no ano de 2017 da Universidade Federal de Alagoas. 2021. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química e Biotecnologia, Curso de Química, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7900
Data do documento: 18-mar-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - QUÍMICA - IQB



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.