00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IQB Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7900
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Paula, Francine Santos de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5482-4684pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4433476345682386pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lira, Fabrício Lúcio Cansanção-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1322651753080618pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Reinaldo Augusto Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8290976377423940pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Monique Gabriella Ângelo da-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-9262-6507pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6683701278112547pt_BR
dc.creatorMedeiros, Sandro de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7214228700508422pt_BR
dc.date.accessioned2021-08-17T02:21:57Z-
dc.date.available2021-04-01-
dc.date.available2021-08-17T02:21:57Z-
dc.date.issued2021-03-18-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Sandro de Souza. A utilização das tecnologias da informação e comunicação nas aulas de Química sobre o olhar dos formandos em Licenciatura em Química no ano de 2017 da Universidade Federal de Alagoas. 2021. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química e Biotecnologia, Curso de Química, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7900-
dc.description.abstractInformation and Communication Technologies (ICT) are now widely inserted in society and in the educational environment, constituting a language of communication that enables the use of new processes of teaching and learning based on interaction and collective creation.This paper aims to analyze the perception of recent graduates in Chemistry Degree from the Federal University of Alagoas, about the use of Information and Communication Technologies in the teaching-learning process in chemistry classes. We use a quantitative-qualitative approach by using a questionnaire as a research tool. Following is a brief history on the use of TIC in teaching and the relationship of such resources in the classroom environment, promoting a differentiated mediation between teacher-student. Regarding the perception of recent graduates, the results point to the importance of using TIC as an educational tool in the teaching-learning process in chemistry classes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologia da Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de Quíicapt_BR
dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectInformation and communication technologypt_BR
dc.subjectChemistry teachingpt_BR
dc.subjectTeaching-learning processpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleA utilização das tecnologias da informação e comunicação nas aulas de Química sobre o olhar dos formandos em Licenciatura em Química no ano de 2017 da Universidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoAs Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) passaram a ser inseridas amplamente na sociedade e no ambiente educacional, constituindo uma linguagem de comunicação que possibilita a utilização de novos processos de ensino e aprendizagem em rede, baseados na interação e na criação coletiva. O presente trabalho tem como objetivo geral analisar a percepção dos recém formados em Química Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas, sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no processo ensino-aprendizagem nas aulas de Química. Usamos uma abordagem quantitativa-qualitativa por meio da utilização de um questionário como instrumento de pesquisa. Na sequência realizamos um breve histórico sobre o uso das TIC no ensino e a relação de tais recursos no ambiente da sala de aula, promovendo uma mediação diferenciada entre professor-aluno. Sobre a percepção dos recém-formados, os resultados apontam a importância da utilização das TIC como ferramenta educacional no processo ensino-aprendizagem nas aulas de química.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.