00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17428
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Marcolino, Suzana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://http//lattes.cnpq.br/4235351112811483pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Elza Maria da-
dc.contributor.referee2Silva, Viviane dos Reis-
dc.creatorSantos, Iris Vitória da Silva-
dc.creatorBrandão, Mariana Rodrigues-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/7597680703287092pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/9179597230599586pt_BR
dc.date.accessioned2025-12-17T13:26:45Z-
dc.date.available2025-12-17-
dc.date.available2025-12-17T13:26:45Z-
dc.date.issued2025-11-13-
dc.identifier.citationSANTOS, Iris Vitória da Silva; BRANDÃO, Mariana Rodrigues. O estágio na educação infantil e a construção do olhar pedagógico para a infância. 2025. 23 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17428-
dc.description.abstractThis paper presents a documentary analysis of the internship report carried out in Early Childhood Education at Colégio de Aplicação Profª Telma Vitória, from August to November 2024, under the supervision of Professor Dr. Suzana Marcolino, with a second-period afternoon class. It reflects on the construction of a pedagogical perspective toward childhood. The study is based on the understanding that teaching in early childhood education is built upon sensitivity, a reflective posture, and the ability to understand the child as an active subject and protagonist in both learning and planning. This view is consistent with the ideas of a pedagogy of listening and participation (Davoli, 2017; Formosinho, 2019), which advocate for an education centered on listening, interaction, and the recognition of children’s multiple forms of expression. The objective of this research was to understand how the experiences lived during the internship contributed to the construction of this pedagogical perspective. The analysis of the final report revealed that the internship made it possible to strengthen listening, planning flexibility, affection, and the understanding of children’s individual needs, consolidating practices grounded in critical reflection. It is concluded that the internship is essential for teacher education, as it articulates theory and practice and contributes to building a sensitive, reflective, and committed pedagogical perspective toward the integral development of childhood.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectOlhar pedagógicopt_BR
dc.subjectFormação do/a professor/apt_BR
dc.subjectPrática educativapt_BR
dc.subjectProtagonismo infantilpt_BR
dc.subjectSupervised intershippt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subjectPedagogical outlookpt_BR
dc.subjectTeacher educationpt_BR
dc.subjectEducational practicept_BR
dc.subjectChild protagonismpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO estágio na educação infantil e a construção do olhar pedagógico para a infânciapt_BR
dc.title.alternativeThe development of the pedagogical gaze toward children in the supervised intership in early childhood educationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta uma análise documental do relatório de estágio realizado na Educação Infantil, no Colégio de Aplicação Profª. Telma Vitória, no período de agosto a novembro de 2024, sob a orientação da Profa. Dra. Suzana Marcolino, com uma turma do 2º período do turno vespertino, reflete sobre a construção do olhar pedagógico sobre a infância. O estudo parte da perspectiva de que a docência na educação infantil consitui-se a partir da sensibilidade, postura reflexiva e capacidade de compreender a criança como sujeito ativo e protagonista das aprendizagens e do planejamento, em consonância com as ideias de uma pedagogia da escuta e participação (Davoli, 2017; Formosinho, 2019), que defendem uma educação centrada na escuta, na interação e no reconhecimento das múltiplas expressões da infância. O objetivo da pesquisa foi compreender de que forma as experiências vivenciadas durante o estágio contribuíram para a construção desse olhar pedagógico. As análises do relatório final evidenciaram que o estágio possibilitou o fortalecimento da escuta, da flexibilidade do planejamento, do afeto e da compreensão das necessidades individuais das crianças, consolidando práticas fundamentadas na reflexão crítica. Conclui-se que o estágio é essencial para a formação do(a) professor(a), pois articula teoria e prática e contribui para a construção de um olhar pedagógico sensível, reflexivo e comprometido com o desenvolvimento integral da infância.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A construcao do olhar pedagogico para as criancas no estagio supervisionado em educacao infantil.pdf1.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.