Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17404| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Sem mais nem menos em ações de formação continuada: um trabalho de aperfeiçoamento profissional com professores de matemática da educação básica |
| Autor(es): | Santos, Andressa da Silva |
| Primeiro Orientador: | Santos, Viviane de Oliveira |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Barbosa, Isnaldo Isaac |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Lima, Juliana Roberta Theodoro de |
| Resumo: | Desde 2016, o grupo de extensão “Sem mais nem menos” da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) desenvolve atividades voltadas para estudantes e professores de matemática da Educação Básica, mostrando a presença da matemática aplicada ao cotidiano. Em 2023, o projeto desenvolveu duas ações de formação continuada para professores de matemática, a etapa on-line de 2023 e o curso de formação continuada presencial. A etapa on-line de 2023 foi realizada por meio de lives e webconferências, assim como em 2020. As lives apresentaram 04 (quatro) materiais didáticos, sendo eles “Jogo ludo: a matemática na construção do tabuleiro”; “Brasileirão: um estudo das classificações”; “Tiktok: construindo um isotipo por meio do desenho geométrico” e “Aprendendo ganhos e perdas na trilha financeira”. Esses materiais didáticos, ao serem apresentados em 03 (três) webconferências, mostraram aos professores as defasagens dos estudantes em conceitos de geometria, números e no manuseio do compasso, isso após serem verificados os itens e questionamentos respondidos pelos estudantes depois da apresentação dos materiais didáticos. Já a segunda ação, o curso de formação presencial, foi realizado no Laboratório de Ensino de Matemática (LEMa) no Instituto de matemática da Universidade Federal de Alagoas (IM - Ufal). Durante o curso, ocorreram 04 (quatro) momentos formativos, em que os professores conheceram 03 (três) materiais didáticos que compõem a temática “Matemática nas brincadeiras de infâncias”, intitulados de: “Pega varetas: trabalhando as operações matemáticas com as cores; “Pular elástico: brincando com a geometria” e “Cama de gato: o barbante e a geometria”. Além de testarem esses materiais, os professores desenvolveram e aplicaram aos seus estudantes 02 (dois) materiais com a mesma proposta. Essas aplicações mostraram as defasagens dos estudantes nas operações básicas e em probabilidade. As ações mostraram empecilhos e desistências por parte dos professores, mas os momentos formativos possibilitaram a verificação das defasagens dos estudantes e a reflexão por parte dos docentes sobre suas práticas pedagógicas, principalmente em como apresentar uma matemática mais próxima da realidade dos estudantes. |
| Abstract: | Since 2016, the extension group "Sem mais nem menos" of the Federal University of Alagoas (Ufal) has been developing activities aimed at students and teachers of mathematics in Basic Education, showing the presence of mathematics applied to everyday life. In 2023, the project developed two continuing education actions for mathematics teachers, the 2023 online stage and the face-to-face continuing education course. The 2023 online stage was carried out through lives and web conferences, just like in 2020. The lives presented 04 (four) didactic materials, which are "Ludo game: mathematics in the construction of the board"; "Brasileirão: a study of classifications"; "Tiktok: building an sotype through geometric drawing" and "Learning gains and losses on the financial trail". These didactic materials, when presented in 03 (three) web conferences, showed the teachers the students' gaps in concepts of geometry, numbers and in the handling of the compass, after verifying the items and questions answered by the ents after the presentation of the didactic materials. The second action, the face-to-face training course, was held at the Mathematics Teaching Laboratory (LEMa) at the Institute of Mathematics of the Federal University of Alagoas (IM - Ufal). During the course, there were 04 (four) formative moments, in which the teachers got to know 03 (three) didactic materials that make up the theme "Mathematics in childhood games", entitled: "Pick up sticks: working mathematical operations with colors; "Jumping elastic: playing with geometry" and "Cat's bed: string and geometry". In addition to testing these materials, the teachers developed and applied to their students 02 (two) materials with the same proposal. These applications showed the students' lags in basic operations and probability. The actions showed obstacles and dropouts on the part of the teachers, but the formative moments made it possible to verify the students' gaps and the reflection on the part of the teachers about their pedagogical practices, especially on how to present mathematics closer to the students' reality. |
| Palavras-chave: | Educação básica Formação de professores Materiais didáticos Práticas pedagógicas Brincadeiras de infâncias Extension training teaching materials pedagogical practices childhood games |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
| Sigla da Instituição: | UFAL |
| metadata.dc.publisher.department: | Curso de Matemática - Licenciatura |
| Citação: | SANTOS, Andressa da Silva. Sem mais nem menos em ações de formação continuada: um trabalho de aperfeiçoamento profissional com professores de matemática da educação básica. 2025. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17404 |
| Data do documento: | 10-dez-2024 |
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA - IM |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Sem mais nem menos em ações de formação continuada um trabalho de aperfeiçoamento profissional com professores de matemática da educação básica.pdf | 4.06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.