00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17360
Tipo: Dissertação
Título: Inteligência artificial no ensino de matemática: potencialidades e desafios para professores
Autor(es): Lima, Symon Igor Pinheiro da Silva
Primeiro Orientador: Silva, Marcos Ranieri da
metadata.dc.contributor.referee1: Rei Filho, Carlos Gonçalves do
metadata.dc.contributor.referee2: Pontes, Edel Alexandre Silva
Resumo: As Inteligências Artificiais (IAs) têm ganhado crescente destaque em diversos setores, mas sua aplicação na educação ainda se encontra em estágio inicial. Neste estudo, investigamos o funcionamento das IAs generativas, suas limitações e suas possíveis aplicações no apoio a professores da Educação Básica, com foco no ensino de Matemática. Nosso objetivo é avaliar a pertinência dessas ferramentas no contexto escolar e suas implicações pedagógicas. Para isso, comparamos as funcionalidades de três IAs amplamente utilizadas — ChatGPT, Microsoft Copilot e Gemini —, analisando sua utilidade para docentes. A partir dessa análise, buscamos evidenciar o potencial dessas tecnologias na otimização de estratégias pedagógicas, bem como discutir suas restrições técnicas e desafios éticos. Ao abordar esses aspectos, pretendemos contribuir para a formação de educadores mais preparados para integrar soluções tecnológicas ao ensino, incentivando uma postura crítica e reflexiva sobre as oportunidades e cuidados necessários no uso de IAs na educação.
Abstract: Artificial Intelligences (AIs) have been gaining increasing prominence across various sectors, but their application in education remains at an early stage. In this study, we investigate the functioning of generative AIs, their limitations, and their potential applications in supporting K-12 teachers, with a particular focus on Mathematics education. Our objective is to assess the relevance of these tools in the school context and their pedagogical implications. To this end, we compare the functionalities of three widely used Ais — ChatGPT, Microsoft Copilot, and Gemini — analyzing their usefulness for educators. Based on this analysis, we aim to highlight the potential of these technologies in optimizing pedagogical strategies, as well as to discuss their technical limitations and ethical challenges. By addressing these aspects, we seek to contribute to the training of educators better prepared to integrate technological solutions into teaching, fostering a critical and reflective stance on the opportunities and precautions required for the effective use of AIs in education.
Palavras-chave: Ensino de Matemática – Estudo e ensino
Inteligência artificial
Práticas pedagógicas
Educação básica
Ferramentas tecnológicas
Artificial intelligence
Mathematics teaching
Pedagogical practices
Basic education
Technological tools
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Citação: LIMA, Symon Igor Pinheiro da Silva. Inteligência artificial no ensino de matemática: potencialidades e desafios para professores. 2025. 154 f. Dissertação (mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT, Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17360
Data do documento: 22-jan-2025
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Inteligência artificial no ensino de matemática_potencialidades e desafios para professores.pdfInteligência artificial no ensino de matemática: potencialidades e desafios para professores7.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.