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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17360| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Inteligência artificial no ensino de matemática: potencialidades e desafios para professores |
| Autor(es): | Lima, Symon Igor Pinheiro da Silva |
| Primeiro Orientador: | Silva, Marcos Ranieri da |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Rei Filho, Carlos Gonçalves do |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Pontes, Edel Alexandre Silva |
| Resumo: | As Inteligências Artificiais (IAs) têm ganhado crescente destaque em diversos setores, mas sua aplicação na educação ainda se encontra em estágio inicial. Neste estudo, investigamos o funcionamento das IAs generativas, suas limitações e suas possíveis aplicações no apoio a professores da Educação Básica, com foco no ensino de Matemática. Nosso objetivo é avaliar a pertinência dessas ferramentas no contexto escolar e suas implicações pedagógicas. Para isso, comparamos as funcionalidades de três IAs amplamente utilizadas — ChatGPT, Microsoft Copilot e Gemini —, analisando sua utilidade para docentes. A partir dessa análise, buscamos evidenciar o potencial dessas tecnologias na otimização de estratégias pedagógicas, bem como discutir suas restrições técnicas e desafios éticos. Ao abordar esses aspectos, pretendemos contribuir para a formação de educadores mais preparados para integrar soluções tecnológicas ao ensino, incentivando uma postura crítica e reflexiva sobre as oportunidades e cuidados necessários no uso de IAs na educação. |
| Abstract: | Artificial Intelligences (AIs) have been gaining increasing prominence across various sectors, but their application in education remains at an early stage. In this study, we investigate the functioning of generative AIs, their limitations, and their potential applications in supporting K-12 teachers, with a particular focus on Mathematics education. Our objective is to assess the relevance of these tools in the school context and their pedagogical implications. To this end, we compare the functionalities of three widely used Ais — ChatGPT, Microsoft Copilot, and Gemini — analyzing their usefulness for educators. Based on this analysis, we aim to highlight the potential of these technologies in optimizing pedagogical strategies, as well as to discuss their technical limitations and ethical challenges. By addressing these aspects, we seek to contribute to the training of educators better prepared to integrate technological solutions into teaching, fostering a critical and reflective stance on the opportunities and precautions required for the effective use of AIs in education. |
| Palavras-chave: | Ensino de Matemática – Estudo e ensino Inteligência artificial Práticas pedagógicas Educação básica Ferramentas tecnológicas Artificial intelligence Mathematics teaching Pedagogical practices Basic education Technological tools |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
| Sigla da Instituição: | UFAL |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT |
| Citação: | LIMA, Symon Igor Pinheiro da Silva. Inteligência artificial no ensino de matemática: potencialidades e desafios para professores. 2025. 154 f. Dissertação (mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT, Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17360 |
| Data do documento: | 22-jan-2025 |
| Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| Inteligência artificial no ensino de matemática_potencialidades e desafios para professores.pdf | Inteligência artificial no ensino de matemática: potencialidades e desafios para professores | 7.82 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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