00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17360
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Marcos Ranieri da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1344443275065790pt_BR
dc.contributor.referee1Rei Filho, Carlos Gonçalves do-
dc.contributor.referee2Pontes, Edel Alexandre Silva-
dc.creatorLima, Symon Igor Pinheiro da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5214807994226517pt_BR
dc.date.accessioned2025-12-01T12:13:19Z-
dc.date.available2025-12-01-
dc.date.available2025-12-01T12:13:19Z-
dc.date.issued2025-01-22-
dc.identifier.citationLIMA, Symon Igor Pinheiro da Silva. Inteligência artificial no ensino de matemática: potencialidades e desafios para professores. 2025. 154 f. Dissertação (mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT, Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17360-
dc.description.abstractArtificial Intelligences (AIs) have been gaining increasing prominence across various sectors, but their application in education remains at an early stage. In this study, we investigate the functioning of generative AIs, their limitations, and their potential applications in supporting K-12 teachers, with a particular focus on Mathematics education. Our objective is to assess the relevance of these tools in the school context and their pedagogical implications. To this end, we compare the functionalities of three widely used Ais — ChatGPT, Microsoft Copilot, and Gemini — analyzing their usefulness for educators. Based on this analysis, we aim to highlight the potential of these technologies in optimizing pedagogical strategies, as well as to discuss their technical limitations and ethical challenges. By addressing these aspects, we seek to contribute to the training of educators better prepared to integrate technological solutions into teaching, fostering a critical and reflective stance on the opportunities and precautions required for the effective use of AIs in education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Matemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectFerramentas tecnológicaspt_BR
dc.subjectArtificial intelligencept_BR
dc.subjectMathematics teachingpt_BR
dc.subjectPedagogical practicespt_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.subjectTechnological toolspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleInteligência artificial no ensino de matemática: potencialidades e desafios para professorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoAs Inteligências Artificiais (IAs) têm ganhado crescente destaque em diversos setores, mas sua aplicação na educação ainda se encontra em estágio inicial. Neste estudo, investigamos o funcionamento das IAs generativas, suas limitações e suas possíveis aplicações no apoio a professores da Educação Básica, com foco no ensino de Matemática. Nosso objetivo é avaliar a pertinência dessas ferramentas no contexto escolar e suas implicações pedagógicas. Para isso, comparamos as funcionalidades de três IAs amplamente utilizadas — ChatGPT, Microsoft Copilot e Gemini —, analisando sua utilidade para docentes. A partir dessa análise, buscamos evidenciar o potencial dessas tecnologias na otimização de estratégias pedagógicas, bem como discutir suas restrições técnicas e desafios éticos. Ao abordar esses aspectos, pretendemos contribuir para a formação de educadores mais preparados para integrar soluções tecnológicas ao ensino, incentivando uma postura crítica e reflexiva sobre as oportunidades e cuidados necessários no uso de IAs na educação.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Inteligência artificial no ensino de matemática_potencialidades e desafios para professores.pdfInteligência artificial no ensino de matemática: potencialidades e desafios para professores7.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.