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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17348| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Desempenho acadêmico de adolescentes com autolesão não suicida: uma revisão de escopo |
| Autor(es): | Paula, Maria Jeovana Silva de |
| Primeiro Orientador: | Alves, Verônica de Medeiros |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Nascimento, Yanna Cristina Moares Lira |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Jéssica Kelly Alves Machado da |
| Resumo: | A prática da autolesão não suicida tem se caracterizado entre os adolescentes como um método de enfrentamento de problemas e de alívio da dor psíquica. Objetivo: Mapear as evidências sobre o desempenho acadêmico de adolescentes com autolesão não suicida. O estudo trata-se de uma revisão de escopo que utiliza a estratégia: população, conceito e contexto. Inclui estudos primários quantitativos ou qualitativos. A busca, sem restrição de data, abrangeu as bases: MEDLINE®; EMBASE®; CINAHL®; LILACS®; Scopus e Web of Science. Resultados: A busca inicial identificou 293 estudos, dos quais 5 foram incluídos nesta revisão. Os critérios de elegibilidade foram: População: Adolescentes. Conceito: Desempenho acadêmico. Contexto: Autolesão não suicida. Os 5 artigos incluídos estão entre os anos 2009-2024 e apresentam como países: China, Coreia, Suécia e Bélgica. Os artigos evidenciam que a saúde mental influencia diretamente no desempenho acadêmico, pois corrobora nas notas escolares, no comportamento entre aluno-professor e os colegas de turma, participação e assiduidade nas aulas. Os fatores que comprometem o desempenho acadêmico e influenciam o comportamento de autolesão não suicida são os fatores acadêmicos, familiares, sociais, econômicos, psicológicos e emocionais. Conclusão: O estudo investigou como a autolesão não suicida (ALNS) se relaciona ao desempenho escolar de adolescentes, concluindo que ambos podem se influenciar mutuamente. A ALNS aparece ligada a dificuldades emocionais, pressão acadêmica e falta de acolhimento no ambiente escolar. O trabalho reforça a importância de ações interdisciplinares, políticas públicas efetivas e mais pesquisas, para assim compreender melhor essa relação e fortalecer o cuidado à saúde mental dos estudantes. |
| Abstract: | Non-suicidal self-injury (NSSI) has been characterized among adolescents as a method of coping with problems and relieving psychological distress. Objective: To map the evidence on the academic performance of adolescents who engage in non-suicidal self-injury. This study is a scoping review that follows the Population, Concept, and Context (PCC) framework and includes primary quantitative or qualitative studies. The search, with no date restrictions, covered the following databases: MEDLINE®, EMBASE®, CINAHL®, LILACS®, Scopus, and Web of Science. Results: The initial search identified 293 studies, of which 5 were included in this review. The eligibility criteria were: Population: Adolescents. Concept: Academic performance. Context: Non-suicidal self-injury. The 5 included articles, published between 2009 and 2024, were conducted in China, Korea, Sweden, and Belgium. The studies indicate that mental health directly influences academic performance, affecting school grades, interactions between students and teachers and peers, participation in class, and attendance. Factors that compromise academic performance and influence non-suicidal self-injury include academic, family, social, economic, psychological, and emotional elements. Conclusion: The study investigated how non-suicidal self-injury (NSSI) relates to adolescents’ academic performance, concluding that the two may mutually influence each other. NSSI is associated with emotional difficulties, academic pressure, and a lack of support within the school environment. The findings highlight the importance of interdisciplinary actions, effective public policies, and further research to better understand this relationship and strengthen mental health care for students. |
| Palavras-chave: | Adolescentes Desempenho acadêmico Autolesão não suicida Saúde mental Adolescents Academic performance Non-suicidal self-harm Mental Health |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM PSIQUIATRICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
| Sigla da Instituição: | UFAL |
| metadata.dc.publisher.department: | Curso de Enfermagem - Bacharelado |
| Citação: | PAULA, Maria Jeovana Silva de. Desempenho acadêmico de adolescentes com autolesão não suicida: uma revisão de escopo. 2025. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) – Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Embargado |
| URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17348 |
| Data do documento: | 19-nov-2025 |
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENFERMAGEM - EENF |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| Desempenho acadêmico de adolescentes com autolesão não suicida: uma revisão de escopo.pdf Until 2026-11-28 | 764.31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
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