00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) EENF - ESCOLA DE ENFERMAGEM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - EENF Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENFERMAGEM - EENF
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Alves, Verônica de Medeiros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0469864896043898pt_BR
dc.contributor.referee1Nascimento, Yanna Cristina Moares Lira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1572370269940812pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Jéssica Kelly Alves Machado da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3062671309662889pt_BR
dc.creatorPaula, Maria Jeovana Silva de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3260577029714658pt_BR
dc.date.accessioned2025-11-28T14:12:27Z-
dc.date.available2026-11-28-
dc.date.available2025-11-28T14:12:27Z-
dc.date.issued2025-11-19-
dc.identifier.citationPAULA, Maria Jeovana Silva de. Desempenho acadêmico de adolescentes com autolesão não suicida: uma revisão de escopo. 2025. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) – Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17348-
dc.description.abstractNon-suicidal self-injury (NSSI) has been characterized among adolescents as a method of coping with problems and relieving psychological distress. Objective: To map the evidence on the academic performance of adolescents who engage in non-suicidal self-injury. This study is a scoping review that follows the Population, Concept, and Context (PCC) framework and includes primary quantitative or qualitative studies. The search, with no date restrictions, covered the following databases: MEDLINE®, EMBASE®, CINAHL®, LILACS®, Scopus, and Web of Science. Results: The initial search identified 293 studies, of which 5 were included in this review. The eligibility criteria were: Population: Adolescents. Concept: Academic performance. Context: Non-suicidal self-injury. The 5 included articles, published between 2009 and 2024, were conducted in China, Korea, Sweden, and Belgium. The studies indicate that mental health directly influences academic performance, affecting school grades, interactions between students and teachers and peers, participation in class, and attendance. Factors that compromise academic performance and influence non-suicidal self-injury include academic, family, social, economic, psychological, and emotional elements. Conclusion: The study investigated how non-suicidal self-injury (NSSI) relates to adolescents’ academic performance, concluding that the two may mutually influence each other. NSSI is associated with emotional difficulties, academic pressure, and a lack of support within the school environment. The findings highlight the importance of interdisciplinary actions, effective public policies, and further research to better understand this relationship and strengthen mental health care for students.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Enfermagem - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectDesempenho acadêmicopt_BR
dc.subjectAutolesão não suicidapt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectAdolescentspt_BR
dc.subjectAcademic performancept_BR
dc.subjectNon-suicidal self-harmpt_BR
dc.subjectMental Healthpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM PSIQUIATRICApt_BR
dc.titleDesempenho acadêmico de adolescentes com autolesão não suicida: uma revisão de escopopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA prática da autolesão não suicida tem se caracterizado entre os adolescentes como um método de enfrentamento de problemas e de alívio da dor psíquica. Objetivo: Mapear as evidências sobre o desempenho acadêmico de adolescentes com autolesão não suicida. O estudo trata-se de uma revisão de escopo que utiliza a estratégia: população, conceito e contexto. Inclui estudos primários quantitativos ou qualitativos. A busca, sem restrição de data, abrangeu as bases: MEDLINE®; EMBASE®; CINAHL®; LILACS®; Scopus e Web of Science. Resultados: A busca inicial identificou 293 estudos, dos quais 5 foram incluídos nesta revisão. Os critérios de elegibilidade foram: População: Adolescentes. Conceito: Desempenho acadêmico. Contexto: Autolesão não suicida. Os 5 artigos incluídos estão entre os anos 2009-2024 e apresentam como países: China, Coreia, Suécia e Bélgica. Os artigos evidenciam que a saúde mental influencia diretamente no desempenho acadêmico, pois corrobora nas notas escolares, no comportamento entre aluno-professor e os colegas de turma, participação e assiduidade nas aulas. Os fatores que comprometem o desempenho acadêmico e influenciam o comportamento de autolesão não suicida são os fatores acadêmicos, familiares, sociais, econômicos, psicológicos e emocionais. Conclusão: O estudo investigou como a autolesão não suicida (ALNS) se relaciona ao desempenho escolar de adolescentes, concluindo que ambos podem se influenciar mutuamente. A ALNS aparece ligada a dificuldades emocionais, pressão acadêmica e falta de acolhimento no ambiente escolar. O trabalho reforça a importância de ações interdisciplinares, políticas públicas efetivas e mais pesquisas, para assim compreender melhor essa relação e fortalecer o cuidado à saúde mental dos estudantes.pt_BR
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