00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17347
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, Walter Matias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0941145152986197pt_BR
dc.contributor.referee1Menezes, Anderson de Alencar-
dc.contributor.referee2Silva, Elza Maria da-
dc.creatorMelo, Elle Rocha-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4510209333545602pt_BR
dc.date.accessioned2025-11-28T13:58:12Z-
dc.date.available2025-11-28-
dc.date.available2025-11-28T13:58:12Z-
dc.date.issued2025-11-26-
dc.identifier.citationMELO, Elle Rocha; LIMA, Walter Matias. Biopolítica e pandemia: o estudo da governamentalidade e o impacto na educação infantil. 2025. 26 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17347-
dc.description.abstractThis Undergraduate Thesis (TCC) is the result of the research entitled “Conceptualizing Biopolitics and Pandemic 2020/2023”, which analyzed the impact of the post-pandemic scenario caused by the coronavirus through theses and dissertations published in 2023 on the CAPES portal (Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel), focusing on Early Childhood Education in connection with Biopolitics and the COVID-19 pandemic. The methodological approach involved rhizomatic and bibliographical perspectives with both qualitative and quantitative characteristics, as well as a literature review, having as its main theoretical framework Foucauldian studies and concepts related to biopolitics implemented in contemporary Modern States under neoliberalism. This report was developed as an outcome of a research project within the Institutional Program for Scientific Initiation Scholarships (PIBIC), at the Center of Education (CEDU). The research continues the previous PIBIC cycle, supervised by the same professor, and reveals how the COVID-19 pandemic highlights the need to adopt care as an ethical dimension of teaching practice in defense of quality education for young learners and teacher education.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEAL - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCoronavíruspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectMichel Foucaultpt_BR
dc.subjectPandemia da Covid-19pt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subjectCovid-19 pandemicpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleBiopolítica e pandemia: o estudo da governamentalidade e o impacto na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso - TCC é fruto da pesquisa intitulada ´´Conceitualizando Biopolítica e Pandemia 2020/2023´´ que analisou o impacto do cenário pós-pandêmico deixado pelo coronavírus através de teses e dissertações publicadas no ano de 2023 no portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES sobre a temática da Educação Infantil atrelada à Biopolítica e à pandemia da covid-19. Como metodologia, foram utilizadas as abordagens rizomática e bibliográfica, de cunho qualitativo e quantitativo, além da revisão de literatura, tendo como principais fontes de dados os estudos foucaultianos e conceitos que transacionam temáticas ligadas a biopolítica implementada nos Estados Modernos contemporâneos pelo neoliberalismo. Este relatório foi desenvolvido como resultado de pesquisa no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC, no Centro de Educação - CEDU. A pesquisa dá continuidade ao ciclo do PIBIC anterior, orientado pelo mesmo docente e revela como a pandemia da COVID-19 destaca a necessidade de adotar o cuidado como dimensão ética da prática docente na defesa de uma educação de qualidade para os educandos infantis e para a formação docente.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Biopolitica e pandemia - o estudo da governamentalidade e o impacto na educacao infantil.pdf367.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.