Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17347Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor1 | Lima, Walter Matias | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0941145152986197 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Menezes, Anderson de Alencar | - |
| dc.contributor.referee2 | Silva, Elza Maria da | - |
| dc.creator | Melo, Elle Rocha | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4510209333545602 | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-11-28T13:58:12Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-28 | - |
| dc.date.available | 2025-11-28T13:58:12Z | - |
| dc.date.issued | 2025-11-26 | - |
| dc.identifier.citation | MELO, Elle Rocha; LIMA, Walter Matias. Biopolítica e pandemia: o estudo da governamentalidade e o impacto na educação infantil. 2025. 26 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17347 | - |
| dc.description.abstract | This Undergraduate Thesis (TCC) is the result of the research entitled “Conceptualizing Biopolitics and Pandemic 2020/2023”, which analyzed the impact of the post-pandemic scenario caused by the coronavirus through theses and dissertations published in 2023 on the CAPES portal (Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel), focusing on Early Childhood Education in connection with Biopolitics and the COVID-19 pandemic. The methodological approach involved rhizomatic and bibliographical perspectives with both qualitative and quantitative characteristics, as well as a literature review, having as its main theoretical framework Foucauldian studies and concepts related to biopolitics implemented in contemporary Modern States under neoliberalism. This report was developed as an outcome of a research project within the Institutional Program for Scientific Initiation Scholarships (PIBIC), at the Center of Education (CEDU). The research continues the previous PIBIC cycle, supervised by the same professor, and reveals how the COVID-19 pandemic highlights the need to adopt care as an ethical dimension of teaching practice in defense of quality education for young learners and teacher education. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | FAPEAL - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Curso de Pedagogia - Licenciatura | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Coronavírus | pt_BR |
| dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
| dc.subject | Michel Foucault | pt_BR |
| dc.subject | Pandemia da Covid-19 | pt_BR |
| dc.subject | Early childhood education | pt_BR |
| dc.subject | Covid-19 pandemic | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| dc.title | Biopolítica e pandemia: o estudo da governamentalidade e o impacto na educação infantil | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este Trabalho de Conclusão de Curso - TCC é fruto da pesquisa intitulada ´´Conceitualizando Biopolítica e Pandemia 2020/2023´´ que analisou o impacto do cenário pós-pandêmico deixado pelo coronavírus através de teses e dissertações publicadas no ano de 2023 no portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES sobre a temática da Educação Infantil atrelada à Biopolítica e à pandemia da covid-19. Como metodologia, foram utilizadas as abordagens rizomática e bibliográfica, de cunho qualitativo e quantitativo, além da revisão de literatura, tendo como principais fontes de dados os estudos foucaultianos e conceitos que transacionam temáticas ligadas a biopolítica implementada nos Estados Modernos contemporâneos pelo neoliberalismo. Este relatório foi desenvolvido como resultado de pesquisa no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC, no Centro de Educação - CEDU. A pesquisa dá continuidade ao ciclo do PIBIC anterior, orientado pelo mesmo docente e revela como a pandemia da COVID-19 destaca a necessidade de adotar o cuidado como dimensão ética da prática docente na defesa de uma educação de qualidade para os educandos infantis e para a formação docente. | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Biopolitica e pandemia - o estudo da governamentalidade e o impacto na educacao infantil.pdf | 367.73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.