00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FAMED Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MEDICINA - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17341
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mendonça, Angela Maria Moreira Canuto de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0929280939558544pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Cyrino, Eliana Goldfarb-
dc.creatorSoares, Alícia Eduarda Rios-
dc.creatorRocha, Gabriela Barbosa de Sá-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9376883879211806pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1604691680831090pt_BR
dc.date.accessioned2025-11-27T16:39:40Z-
dc.date.available2025-11-27-
dc.date.available2025-11-27T16:39:40Z-
dc.date.issued2024-10-29-
dc.identifier.citationSOARES, Alícia Eduarda Rios; ROCHA, Gabriela Barbosa de Sá. A interdisciplinaridade como ferramenta para mergulhos mais profundos na graduação em medicina. 2025. 1-11 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina) – Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Alagoas, 2024. Trabalho publicado como artigo na Revista Brasileira de Educação Médica, [S. l.], 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17341-
dc.description.abstractIntroduction: Social demands have raised questions about medical education. This has led to trends towards generalist training that meets the needs of the population. The curricular matrix of the Faculty of Medicine of the Universidade Federal de Alagoas is made up of the following axes: integrated theoretical-practical, approach to medical practice and the community, and personal development, which are inseparable and interdisciplinary in nature. Objective: This study aimed to develop interdisciplinary activities between the three curricular axes in the medical course of a public university. Method: Action research was used as a methodological strategy with content analysis using Iramuteq software to analyse the discussions between researchers and participants, which were divided into five meetings, permeated by literary works and motivating music, correlated with interdisciplinarity. Results: Word clouds, similarity analyses and dendrograms were generated from the debates on the subject, reflecting the participants’ thoughts and the complexity of the subject. Participants focused their discourse on student health, interpersonal relationships, spaces that foster interdisciplinarity and communication between teachers. They also discussed the need for interdisciplinarity in the medical curriculum and the importance of the doctor-patient relationship and a holistic view of medicine. Finally, two clinical cases were created which highlighted the socio-economic aspects of disease.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Medicina - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Médicapt_BR
dc.subjectEstudos interdisciplinarespt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectSoftwarept_BR
dc.subjectMedicinapt_BR
dc.subjectEducation Medicalpt_BR
dc.subjectInterdisciplinary studiespt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectSoftwarept_BR
dc.subjectMedicinept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApt_BR
dc.titleA interdisciplinaridade como ferramenta para mergulhos mais profundos na graduação em medicinapt_BR
dc.title.alternativeInterdisciplinarity as a tool for deeper dives in undergraduate Medicinept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoIntrodução: Demandas sociais suscitaram questionamentos sobre o ensino médico. Assim, surgiram tendências de formação generalista, que atendam às necessidades da população. A matriz curricular da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas é composta pelos eixos: teórico-prático integrado, aproximação à prática médica e à comunidade, e desenvolvimento pessoal, indissociáveis e de caráter interdisciplinar. Objetivo: Este estudo teve como objetivo desenvolver atividades interdisciplinares entre os três eixos curriculares no curso de Medicina de uma universidade pública. Método: Utilizou-se a pesquisa-ação como estratégia metodológica com análise de conteúdo, e adotou-se o software Iramuteq para análise das discussões entre pesquisadores e participantes, as quais foram divididas em cinco encontros permeados por obras literárias e música motivadora, correlacionando-se com a interdisciplinaridade. Resultado: Em relação aos debates sobre a temática, foram geradas nuvens de palavras, análises de similitude e dendrogramas que refletiram o pensamento dos participantes e a complexidade da temática. Os participantes focaram o discurso na saúde do aluno, nas relações interpessoais, em espaços que propiciem a interdisciplinaridade, bem como na comunicação entre os professores. Além disso, discutiram-se a necessidade da interdisciplinaridade no currículo médico e a importância da relação médico-paciente e da visão holística da medicina. Por fim, foram criados dois casos clínicos que evidenciaram os aspectos socioeconômicos e patológicos das doenças. Conclusão: A pesquisa-ação e a utilização do Iramuteq foram de suma importância para a coleta de dados de maneira fidedigna e rápida. Observou-se que o curso de Medicina prima pelo ensino da ética e da bioética nas disciplinas eletivas e obrigatórias até o sexto período e tem uma lacuna nos demais períodos, sendo sugerida a criação da disciplina de Humanidades para o sétimo período. Há uma demanda por uma interação mais expressiva nos projetos de extensão e por maior socialização dos professores e comunicação entre as disciplinas intra e intereixos.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MEDICINA - FAMED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A interdisciplinaridade como ferramenta para mergulhos mais profundos na graduação em medicina.pdfA interdisciplinaridade como ferramenta para mergulhos mais profundos na graduação em medicina867.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.