00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO- IC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17340
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uma análise temporal do abandono escolar em Alagoas : aspectos geográficos e fatores externos
Autor(es): Ramos, Matheus Feitosa
Primeiro Orientador: Pimentel, Bruno Almeida
metadata.dc.contributor.referee1: Leite, Glauber Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee2: Araújo, Ícaro Bezerra Queiroz de
Resumo: O abandono escolar é um dos principais desafios enfrentados pela educação brasileira, caracte rizado por sua natureza multicausal e seu impacto potencial de interromper permanentemente a trajetória acadêmica dos indivíduos, com reflexos profundos em toda a sociedade. Esta pesquisa busca contribuir para as discussões sobre o abandono escolar no Brasil, com foco no estado de Alagoas, abrangendo o ensino fundamental e médio. Para isso, realiza-se uma análise explo ratória extensiva dos dados disponibilizados pelo INEP, referentes ao período de 1996 a 2022. Além disso, examina-se a literatura existente sobre as principais causas do abandono escolar — predominantemente financeiras e educacionais — e as possíveis soluções para esse problema. O estudo visa identificar as características associadas aos maiores índices de abandono e ana lisar como fatores recorrentes, como mudanças governamentais, e eventos imprevistos, como crises financeiras e a pandemia da Covid-19, impactaram as escolas de Alagoas em relação ao abandono estudantil.
Abstract: School dropout is one of the main challenges faced by Brazilian education, characterized by its multifactorial nature and its potential to permanently interrupting the academic trajectory of in dividuals, with profound repercussions on society as a whole.This research aims to contribute to discussions about school dropout rates in Brazil, focusing on the state of Alagoas and covering elementary and secondary education. For this, an extensive exploratory analysis is conducted using data provided by INEP for the period from 1996 to 2022. In addition, the existing li terature on the main causes of school dropout — predominantly financial and educational — and potential solutions to this issue is examined. The study seeks to identify the characteristics associated with the highest dropout rates and analyze how recurring factors, such as govern mental changes, and unforeseen events, such as financial crises and the Covid-19 pandemic, have impacted schools in Alagoas in relation to student dropout.
Palavras-chave: Educação em Alagoas
Análise de dados
Abandono escolar
Série temporal
Data Analysis
School Dropout
Time Series
Education in Alagoas
Govern ment Exchanges
Financial Crises
Hydrological Events
Pandemic: Covid-19
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências da Computação - Bacharelado
Citação: RAMOS, Matheus Feitosa. Uma análise temporal do abandono escolar em Alagoas: aspectos geográficos e fatores externos. 2025. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) – Instituto de Computação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17340
Data do documento: 28-nov-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO- IC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uma análise temporal do abandono escolar em Alagoas aspectos geográficos e fatores externos.pdf6.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.