Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17331| Tipo: | Dissertação |
| Título: | O discurso do mercantilização do/sobre o ensino superior público no Brasil e seus efeitos de sentido |
| Título(s) alternativo(s): | El discurso de la mercantilización de/sobre la educación superior pública en Brasil y sus efectos sobre el sentido. |
| Autor(es): | Silva, Angela Maria Gomes da |
| Primeiro Orientador: | Amaral , Maria Virgínia Borges |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Sottili, Fabiele Stockmans De Nardi |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Salles, Atilio Catosso |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Massmann, Débora Raquel Hettwer |
| metadata.dc.contributor.referee4: | Silva, Sóstenes Ericson Vicente da |
| Resumo: | Esta tese se filia à Análise de Discurso (AD), materialista, inaugurada por Michel Pêcheux, e tem por objetivo analisar e compreender o discurso da mercantilização do/sobre o Ensino Superior público, sua configuração e institucionalização buscando, no funcionamento do discurso, a identificação do processo no qual ele se produz e os seus efeitos de sentido. O corpus constitui-se por sequências discursivas extraídas do PL 03076/2020 (Future-se) e do Reuni 2008 – Relatório de Primeiro Ano (BRASIL/MEC/ SESu /DIFES, 2009). Foram mobilizados dispositivos teórico-analíticos da Análise de Discurso que dão sustentação argumentativa ao estudo. Fazemos interlocução com Marx, Mészáros, Courtine; com pesquisadores da AD no Brasil – Eni Orlandi (pioneira), Virgínia Amaral, Betânia Mariani, Monica Zoppi-Fontana, Maria Cristina Leandro Ferreira, Socorro Cavalcante, Débora Massmann, Sóstenes Ericson Silva, dentre outros pesquisadores envolvidos no horizonte desta temática. Constata-se que tal discurso reverbera-se, repete-se e dissolve-se, veiculado há décadas nas várias instâncias e em diferentes governos, os quais se ancoram em um suposto saber que busca uniformizar a forma de interpretação: incorporar como natural a privatização desse nível de ensino, associado à emocratização do Ensino Superior, e que se sustenta a partir de redes de memórias provenientes de discursos alicerçados nos princípios capitalistas neoliberais. A regularidade desse discurso mobiliza efeitos de sentido produzidos que apontam para o recuo do Estado na execução de políticas públicas para o Ensino Superior público, bem como para a restrição de direitos sociais assegurados constitucionalmente, num contexto de alargamento das políticas neoliberais efetivadas com a “reforma” do Estado brasileiro, para responder às demandas do capital em crise. Propõe-se uma reflexão histórico ideológica ante o que está em processo, e para que se possa fazer uma leitura discursiva em face das diferentes manifestações desse discurso na prática social. |
| Abstract: | This thesis is affiliated with the materialist Discourse Analysis (DA), inaugurated by Michel Pêcheux, and aims to analyze and understand the discourse of the commodification of/about public Higher Education, its configuration and institutionalization, seeking, in the functioning of the discourse, the identification of the process in which it is produced and its effects of meaning. The corpus consists of discursive sequences extracted from PL 03076/2020 (Future se) and Reuni 2008 – First Year Report (BRASIL/MEC/SESu/DIFES, 2009). Theoretical analytical devices of Discourse Analysis were mobilized to provide argumentative support to the study. We engage in dialogue with Marx, Mészáros, Courtine; with AD researchers in Brazil – Eni Orlandi (pioneer), Virgínia Amaral, Betânia Mariani, Monica Zoppi-Fontana, Maria Cristina Leandro Ferreira, Socorro Cavalcante, Débora Massmann, Sóstenes Ericson Silva, among other researchers involved in the horizon of this theme. It is clear that this
discourse reverberates, repeats and dissolves, having been disseminated for decades in various
instances and by different governments, which are anchored in a supposed knowledge that seeks to standardize the form of interpretation: to incorporate as natural the privatization of this level of education, associated with the democratization of Higher Education, and which is sustained by networks of memories arising from discourses based on neoliberal capitalist principles. The regularity of this discourse mobilizes effects of meaning produced that point to the State's retreat in the implementation of public policies for public Higher Education, as well as to the restriction of constitutionally guaranteed social rights, in a context of expansion of neoliberal policies implemented with the “reform” of the Brazilian State, to respond to the demands of capital in crisis. A historical-ideological reflection is proposed in view of what is in process, and so that a discursive reading can be made in view of the different manifestations of this discourse in social practice. RESUMEN- Esta tesis está afiliada al Análisis del Discurso (DA) materialista, inaugurado por Michel Pêcheux, y tiene como objetivo analizar y comprender el discurso de mercantilización de/sobre la Educación Superior pública, su configuración e institucionalización buscando, en el funcionamiento del discurso, la identificación del proceso en el que se produce y sus efectos significativos. El corpus consta de secuencias discursivas extraídas del PL 03076/2020 (Future-se) y Reuni 2008 – Informe del Primer Año (BRASIL/MEC/SESu/DIFES, 2009). Se movilizaron dispositivos teórico-analíticos de Análisis del Discurso para brindar soporte argumentativo al estudio. Hablamos con Marx, Mészáros, Courtine; con investigadores de DA en Brasil – Eni Orlandi (pionero), Virgínia Amaral, Betânia Mariani, Monica Zoppi-Fontana, Maria Cristina Leandro Ferreira, Socorro Cavalcante, Débora Massmann, Sóstenes Ericson Silva, entre otros investigadores involucrados en el horizonte de este tema. Parece que reverbera, se repite y se disuelve este discurso, difundido durante décadas en diversas instancias y en distintos gobiernos, que está anclado en un supuesto saber que busca estandarizar la forma de interpretación: incorporar la privatización como natural de este nivel educativo, asociada con la democratización de la Educación Superior, y que se sustenta en redes de memorias provenientes de discursos basados en principios capitalistas neoliberales. La regularidad de este discurso moviliza efectos de sentido producidos que apuntan al retroceso del Estado en la ejecución de políticas públicas de Educación Superior pública, así como a la restricción de derechos sociales garantizados constitucionalmente, en un contexto de expansión de las políticas neoliberales implementadas con la “reforma” del Estado brasileño, para responder a las demandas del capital en crisis. Se propone una reflexión histórico-ideológica respecto de lo que está en proceso, de modo que se pueda realizar una lectura discursiva a la luz de las diferentes manifestaciones de este discurso en la práctica social. |
| Palavras-chave: | Produção de sentidos (Análise do descurso) Ideologia Mercantilização- Ensino superior Capitalismo Neoliberalismo Production of meaning (Discourse analysis) Ideology Commodification - Higher education Capitalism Neoliberalism Producción de significado (Análisis del discurso) Ideología Mercantilización - Educación superior Capitalismo Neoliberalismo |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
| Sigla da Instituição: | UFAL |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura |
| Citação: | SILVA, Angela Maria Gomes da. O discurso do mercantilização do/sobre o ensino superior público no Brasil e seus efeitos de sentido. 137 f. 2025. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Linguística e Literatura, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17331 |
| Data do documento: | 17-set-2024 |
| Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| O discurso do mercantilização dosobre o ensino superior público no Brasil e seus efeitos de sentido.pdf | 1.18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.