Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17330| Tipo: | Dissertação |
| Título: | "Soy loca por ti, América": decolonialidade e letramento crítico nas aulas de língua espanhola no IFAL |
| Título(s) alternativo(s): | "Soy loca por ti, América": decoloniality and critical literacy in Spanish language classes at IFAL. |
| Autor(es): | Omena, Júlia Medeiros |
| Primeiro Orientador: | Meniconi, Flávia Colen |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Matos, Doris Cristina Vicente da Silva |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Borges, Lorena Araújo de Oliveira |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Ifa, Sérgio |
| Resumo: | A colonização promoveu uma série de imposições à América Latina no que diz respeito à língua, à religiosidade, à cultura e à história, como um todo. Reflexo disso é o afastamento entre nações irmãs, como o Brasil e os demais países latino-americanos, por meio da diferenciação linguística, em que o Brasil é o único país cuja língua oficial é o Português. Por conseguinte, isso tem provocado a falta de pertencimento dos brasileiros à América Latina, a partir dos próprios currículos escolares nos quais, geralmente, a língua adicional escolhida para o trabalho didático-pedagógico é o Inglês e não o Espanhol, por exemplo. Pensando nisso e com o intuito de aproximar os alunos da identidade latino-americana, esta pesquisa de mestrado tem como objetivo analisar a percepção dos alunos de uma turma do 4º ano do Ensino Médio Integrado ao curso de Mecânica, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Maceió, sobre temáticas sociais como o machismo e os padrões de beleza; no ensino de Língua Espanhola, à luz das teorias do letramento crítico e da decolonialidade. Os pressupostos teóricos utilizados para fundamentar a pesquisa foram: Duboc (2015), Janks (2016, 2018), Jordão (2016) e Freire (1987, 2007), sobre letramento crítico; Quijano (1991, 1999, 2014), Bernadino-Costa (2015), Grosfoguel (2014, 2016, 2019, 2021) e Walsh (2013), sobre decolonialidade; e Moita Lopes (2009) e Pennycook e Makoni (2019), sobre linguística aplicada. A abordagem metodológica utilizada foi a pesquisa-ação (Thiollent, 1986), cujo dados foram coletados a partir do desenvolvimento de aulas temáticas, questionários, produções textuais/discursivas dos participantes (memes e infográficos), relatos produzidos pelo WhatsApp e diários reflexivos da professora/pesquisadora. Por fim, esses materiais foram analisados de forma qualitativa, priorizando a descrição e a interpretação dos dados. A partir da análise, foi possível verificar que as abordagens do letramento crítico e da decolonialidade, aliadas aos gêneros citados, proporcionaram uma educação mais inclusiva e engajada, promovendo a participação ativa dos alunos nas atividades propostas. A pesquisa revelou a importância de abordar questões sociais em sala de aula, utilizando práticas pedagógicas que estimulem a reflexão e a consciência crítica. |
| Abstract: | Colonization promoted a series of impositions on Latin America concerning language, religiosity, culture, and history as a whole. As a result, there is a distance between sister nations, such as Brazil and other Latin American countries, due to linguistic differentiation, where Brazil is the only country with Portuguese as the official language. Consequently, this has led to a lack of belonging of Brazilians to Latin America, as additional languages chosen for didactic-pedagogical work in school curricula are usually English rather than Spanish, for instance. Considering this and aiming to bring students closer to their Latin American identity, this master's research aims to analyze the perception of students from a 4th-year class in Integrated High School with a focus on Mechanical Engineering at the Federal Institute of Alagoas (Ifal), Campus Maceió, on social themes such as machismo and beauty standards, through the lens of critical literacy and decoloniality theories. The theoretical foundations used for this research were Duboc (2015), Janks (2016, 2018), Jordão (2016), and Freire (1987, 2007) for critical literacy; Quijano (1991, 1999, 2014), Bernadino-Costa (2015), Grosfoguel (2014, 2016, 2019, 2021), and Walsh (2013) for decoloniality; and Moita Lopes (2009), Pennycook, and Makoni (2019) for applied linguistics. The methodological approach employed was action research (Thiollent, 1986), and the data were collected through the development of thematic lessons, questionnaires, textual/discursive productions of
participants (memes and infographics), WhatsApp reports, and reflective diaries from the
teacher/researcher. Finally, these materials were analyzed qualitatively, prioritizing the description and interpretation of the data. The analysis revealed that the combination of critical literacy and decoloniality perspectives, along with the mentioned genres, provided a more inclusive and engaged education, fostering active student participation in the proposed activities. The research revealed the importance of addressing social issues in the classroom, using pedagogical practices that encourage reflection and critical consciousness. RESUMEN- La colonización promovió una serie de imposiciones en América Latina con respecto a la lengua, la religiosidad, la cultura y la historia en su totalidad. Un reflejo de esto es la distancia entre naciones hermanas, como Brasil y otros países latinoamericanos, a través de la diferenciación lingüística, en la que Brasil es el único país cuya lengua oficial es el portugués. En consecuencia, esto ha provocado la falta de pertenencia de los brasileños a América Latina, desde los propios currículos escolares en los que, generalmente, la lengua adicional elegida para el trabajo didáctico-pedagógico es el inglés y no el español, por ejemplo. Pensando en eso y con el fin de acercar a los estudiantes a la identidad latinoamericana, esta investigación de maestría tiene como objetivo analizar la percepción de los estudiantes de una clase del cuarto año de la escuela secundaria integrada al curso de Mecánica, del Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Maceió, sobre temas sociales como el machismo y los estándares de belleza; en la enseñanza de la lengua española, a la luz de las teorías de la literacidad crítica y de la decolonialidad. Los supuestos teóricos utilizados para apoyar la investigación fueron: Duboc (2015), Janks (2016, 2018), Jordão (2016) y Freire (1987, 2007), sobre literacidad crítica; Quijano (1991, 1999, 2014), Bernadino-Costa (2015), Grosfoguel (2014, 2016, 2019, 2021) y Walsh (2013), sobre la decolonialidad; y Moita Lopes (2009), y Pennycook y Makoni (2019), sobre lingüística aplicada. El enfoque metodológico utilizado fue la investigación-acción (Thiollent, 1986), cuyos datos fueron recolectados a partir del desarrollo de clases temáticas, cuestionarios, producciones textuales/discursivas de los participantes (memes e infografías), relatos producidos por WhatsApp y diarios reflexivos de la profesora/investigadora. Finalmente, estos materiales fueron analizados cualitativamente, priorizando la descripción e interpretación de los datos. A partir del análisis, fue posible verificar que los enfoques de la literacidad crítica y decolonialidad, aliados a los géneros mencionados, proporcionaron una educación más inclusiva y comprometida, promoviendo la participación de los estudiantes en las actividades propuestas. La investigación reveló la importancia de abordar los problemas sociales en el aula, utilizando prácticas pedagógicas que estimulen la reflexión y la conciencia crítica. |
| Palavras-chave: | Letramento crítico Pedagogia decolonial Língua espanhola Critical literacy Decolonial pedagogy Decolonial pedagogy Letramento crítico Pedagogía decolonial Idioma español |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
| Sigla da Instituição: | UFAL |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura |
| Citação: | OMENA, Júlia Medeiros. "Soy loca por ti, América": decolonialidade e letramento crítico nas aulas de língua espanhola no IFAL. 137 f. 2025. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Linguística e Literatura, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17330 |
| Data do documento: | 19-mar-2024 |
| Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Soy loca por ti, América decolonialidade e letramento crítico nas aulas de língua espanhola no IFAL.pdf | 3.61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.