00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17317
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Carloney Alves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9900433024242592pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Mercedes B. Q. de C. P. dos-
dc.contributor.referee2Castro, Diogo Meurer de Souza-
dc.creatorSantana, Erisson Rodrigues de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6024608805172247pt_BR
dc.date.accessioned2025-11-26T16:28:13Z-
dc.date.available2025-11-26-
dc.date.available2025-11-26T16:28:13Z-
dc.date.issued2025-10-21-
dc.identifier.citationSANTANA, Erisson Rodrigues de; OLIVEIRA, Carloney Alves de. Percepções de professores que ensinam matemática acerca do processo de transição entre o 5º e 6º ano do ensino fundamental. 2025. 17 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17317-
dc.description.abstractThis article aims to report the perceptions of two teachers regarding the content of the Mathematics subject during the transition process from the 5th to the 6th grade in two elementary school classes in a public and a private school in the municipality of Rio Largo - AL. The research is qualitative in nature, of the narrative research type, with participation in the social interaction of the participants aiming at the intersection of the accounts in the search for an association of the results. It was concluded that, throughout the research period, the teachers teaching the Mathematics subject should constantly use didactic and technological tools to complement their classes, so that students will have more involvement and will be more motivated and mobilized to participate in the learning process, focusing not only on expository classes but also avoiding the behavior of passively reproducing, copying, and instead using what was observed in their school transition as support, based on the pedagogical support available, and also on those involved in the process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectTransição escolarpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_BR
dc.subjectMétodos de ensinopt_BR
dc.subjectMathematics teachingpt_BR
dc.subjectSchool transitionpt_BR
dc.subjectElementary schoolpt_BR
dc.subjectLearning difficultiespt_BR
dc.subjectTeaching methodspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titlePercepções de professores que ensinam matemática acerca do processo de transição entre o 5º e 6º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativePerceptions of mathematics teachers regarding the transition process between the 5th and 6th grades of elementary school.pt_BR
dc.typeEspecializaçãopt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo relatar as percepções de dois professores acerca dos conteúdos da disciplina de Matemática durante o processo de transição do 5º ano para o 6º ano em duas turmas do ensino fundamental em uma escola pública e outra privada no município de Rio Largo - AL. A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo pesquisa narrativa, com participação na interação social dos participantes visando a intersecção dos relatos na busca de uma associação dos resultados. Concluiu-se que, no decorrer da pesquisa, ao longo do período verificado, os professores ministrantes da disciplina de Matemática devem estar constantemente usufruindo de instrumentos didáticos e tecnológicos para complementar suas aulas, assim os alunos terão mais envolvimento e estarão mais motivados e mobilizados a participar do processo do aprendizado tendo como pano de fundo o foco não apenas nas aulas expositivas como também evitar apresentar o comportamento de reproduzir passivamente, copiando, e sim de usar como suporte o que foi observado em sua transição escolar, tendo como base o apoio pedagógico à disposição, e também dos envolvidos no processo.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.