00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Ana Maria dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0282596415262796pt_BR
dc.contributor.referee1Maynart, Renata Costa-
dc.contributor.referee2Silva, Janaila dos Santos-
dc.creatorSouza, Beatriz Martins de-
dc.creatorCalheiros, Yasmin Bella de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7963854293756415pt_BR
dc.date.accessioned2025-11-26T14:08:25Z-
dc.date.available2025-11-26-
dc.date.available2025-11-26T14:08:25Z-
dc.date.issued2025-10-24-
dc.identifier.citationSOUZA, Beatriz Martins de; CALHEIROS, Yasmin Bella de Oliveira; SANTOS, Ana Maria dos. A brincadeira no berçário como objeto de investigação científica (2009-2023). 2025. 21 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17314-
dc.description.abstractThe present study aims to investigate and analyze academic productions on play in the nursery setting. It is a qualitative, bibliographical research study, based on a systematic literature review, which involved consulting the Proceedings of the National Association of Graduate Studies and Research in Education (ANPEd) from 2009 to 2023, specifically Working Group 07, which focuses on the education of children aged 0 to 6 years, using previously defined keywords. As theoretical support, the study draws on Vygotsky (1998), Brougère (1997), Pedrosa (2009), Barbosa (2021), and others who discuss play as an essential process for child development. The study is guided by the following research question: to what extent has babies’ play within the context of Early Childhood Education institutions been addressed as an object of investigation in ANPEd’s annual meetings from 2009 to 2023? The text highlights play as a structuring axis of pedagogical practices—alongside interactions—as established by the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (2009). Based on a detailed analysis of the selected articles, the results indicate a scarcity of studies addressing play in nursery settings. Thus, the present study offers reflections that point to the need for research focused on play during the early years of life, within the daycare context.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBebêspt_BR
dc.subjectBrincar no berçãriopt_BR
dc.subjectCrechept_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectBabiespt_BR
dc.subjectNurseypt_BR
dc.subjectPlaypt_BR
dc.subjectDaycarept_BR
dc.subjectChild developmentpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA brincadeira no berçário como objeto de investigação científica (2009-2023)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo investigar e analisar produções acadêmicas sobre o brincar no berçário. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, do tipo revisão sistemática de literatura em que se realizou uma consulta aos Anais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), no período de 2009 a 2023, mais precisamente no Grupo de Trabalho 07 que pesquisa a educação das crianças de 0 a 6 anos, utilizando-se de algumas palavras-chave previamente definidas. Como aporte teórico, o estudo dialoga com Vygotsky (1998), Brougère (1997), Pedrosa (2009), Barbosa (2021) e outros que abordam o brincar como processo essencial para o desenvolvimento infantil. O estudo parte da seguinte questão problematizadora: em que medida o brincar dos bebês no contexto da instituição de Educação Infantil tem se constituído em objeto de investigação nas reuniões anuais da ANPEd de 2009 a 2023? O texto destaca a brincadeira como eixo estruturante das práticas pedagógicas, juntamente com as interações, conforme estabelecem as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009). A partir de uma análise minuciosa dos artigos selecionados, os resultados indicaram uma escassez de estudos que tratam sobre a brincadeira no berçário. Desse modo, o presente estudo traz reflexões que indicam a necessidade de investigações voltadas para a brincadeira nos primeiros anos de vida, no contexto da creche.pt_BR
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