00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mercado, Elisangela Leal de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2713240004237441pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Elza Maria da-
dc.contributor.referee2Alves, Maria Dolores Fortes-
dc.creatorSouza, Cilmara Santos de-
dc.creatorPinto, Francielli Ribeiro Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8625225370065322pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8590441194779585pt_BR
dc.date.accessioned2025-11-24T15:21:00Z-
dc.date.available2025-11-24-
dc.date.available2025-11-24T15:21:00Z-
dc.date.issued2021-08-20-
dc.identifier.citationSILVA, Cilmara Santos da; PINTO, Francielli Ribeiro Silva; MERCADO, Elisangela Leal de Oliveira. A inclusão escolar de crianças com síndrome congênita do Zika nas vozes de professores e gestores. 2025. 33 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17289-
dc.description.abstractThe epidemic that struck the northeastern region of Brazil in 2015 associated the Zika Virus (ZV) with cases of congenital malformations in newborns. Microcephaly was the first clinical feature identified, and subsequent studies and research affirm that vertical transmission of ZV also caused changes in the neurological system of babies, understood as Congenital Zika Virus Syndrome (CZVS). This study aims to understand how the right to education is being ensured for children with CZVS in daycare centers and preschools in Alagoas. The methodology consisted of research with a descriptive-exploratory approach, supported by bibliographic research based on studies of Special Education and Early Childhood Education, and documentary research based on a survey of the epidemiological situation of children with CZVS in Alagoas and the school census of the municipal education network of Maceió. Semi-structured interviews were conducted with teachers and administrators at early childhood education institutions in Maceió that have children with SCZ enrolled. The interviews involved two administrators and three classroom teachers, and their voices revealed that the challenges of school inclusion were exacerbated by the lack of training and specialized support professionals. Efforts to ensure the comprehensive development of children, with accessibility resources and services, inclusion support professionals, and pedagogical and curricular adjustments, are a reality for early childhood education institutions that strive for quality inclusive education, respecting the rights of children with SCZ.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectSíndrome congênita do Zikapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectSchool inclusionpt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subjectCongenital Zika Syndromept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA inclusão escolar de crianças com síndrome congênita do Zika nas vozes de professores e gestorespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA epidemia que assolou a região nordeste do Brasil, em 2015, associou o Vírus Zika (VZ) a casos de malformações congênitas em recém-nascido. A microcefalia foi o primeiro aspecto clínico identificado, estudos e pesquisas posteriores afirmam que a transmissão vertical do VZ também ocasionava alterações no sistema neurológico dos bebês, compreendida como Síndrome Congênita do vírus Zika (SCZ). Este estudo tem como finalidade compreender como o direito à educação está sendo assegurado às crianças com SCZ em creches e pré-escolas de Alagoas. A metodologia consistiu em uma pesquisa de abordagem descritiva-exploratória, com a pesquisa bibliográfica fundamentada nos estudos da Educação Especial e Educação Infantil, pesquisa documental baseada num levantamento da situação epidemiológica das crianças com SCZ em Alagoas e no censo escolar da rede municipal de ensino de Maceió. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores e os gestores das instituições de educação infantil em Maceió que têm crianças com SCZ matriculadas. As entrevistas ocorreram com dois gestores e três professores de sala de referência e suas vozes revelaram que os desafios da inclusão escolar foram aprofundados pela ausência de formação e profissionais de apoio especializado. Os esforços em assegurar um desenvolvimento integral das crianças, com recursos e serviços de acessibilidade, profissionais de apoio à inclusão e adequações pedagógicas e curriculares é uma realidade para instituições de educação infantil que buscam uma educação inclusiva de qualidade, em respeito aos direitos das crianças com SCZ.pt_BR
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